
Com a proximidade do Carnaval, muitos profissionais se encontram divididos entre o desejo de aproveitar as festividades e a incerteza sobre a possibilidade de folga. A falta de comunicação por parte de empresas acerca do esquema de trabalho durante esse período gera questionamentos entre os colaboradores que querem organizar uma possível viagem para o período carnavalesco.
O sócio do escritório FFV Advogados e especialista em direito do trabalho, Wanildo Torres Neto, explica que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não reconhece o carnaval como feriado nacional para a iniciativa privada. Conforme explica o advogado, só será considerado feriado se houver alguma lei estadual ou municipal determinando a medida. Mas então, quais são os direitos trabalhistas durante o Carnaval?
Leia mais:
- Como manter a saúde mental no Carnaval: confira dicas
- Comércio de Belém está com estoques prontos o Carnaval
Wanildo Torres Neto destaca que “se o Carnaval for feriado na localidade, o empregado tem direito à folga nesses dias. Se o colaborador for convocado para trabalhar, deve receber horas extras 100%. Se não for feriado, o trabalho é normal, sem pagamento de hora extra”.

Em órgãos públicos, dependendo da situação, o Carnaval pode ser ponto facultativo. “No feriado a dispensa do trabalho é obrigatória ou a empresa deverá pagar as horas extras ou compensar as horas trabalhadas. No caso do ponto facultativo, cabe, exclusivamente, ao empregador decidir se haverá expediente”.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
O advogado explica, ainda, que as empresas podem adotar acordos individuais ou coletivos para compensação das folgas concedidas nos dias de Carnaval, com o trabalho em outros dias.
“No Estado do Pará e na nossa capital não há lei que reconheça o Carnaval como feriado, por isso, é importante que os empregadores verifiquem se em outros municípios há lei que reconheça o feriado e consultem as convenções coletivas de trabalho. E, caso optem por dar folgas aos empregados, formalizar acordos para a compensação das horas”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar