plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
INVESTIMENTO

Estado assina ordem de serviço para obra de ponte em Barcarena

A Ponte do Rio Itaporanga irá fortalecer a infraestrutura e mobilidade urbana na cidade, além de alavancar a economia. A obra é uma parceria entre o Estado e a Prefeitura de Barcarena.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estado assina ordem de serviço para obra de ponte em Barcarena camera Governador Helder Barbalho destacou que a obra é fundamental para a integração de Barcarena. | Alex Ribeiro/Agência Pará

O Governo do Pará assinou ontem (17) a Ordem de Serviço para o início da obra da Ponte do Rio Itaporanga, no município de Barcarena, nordeste paraense. O investimento irá fortalecer a infraestrutura e mobilidade urbana na cidade que integra a Região Metropolitana de Belém, além de alavancar a economia, reduzindo em aproximadamente 40 minutos o deslocamento entre a Sede e o Polo Industrial, beneficiando cerca de 150 mil pessoas.

“Esta obra é fundamental para a integração da cidade de Barcarena, que cresceu, se desenvolveu, mas acabou ficando dividida entre a Sede, Vila dos Cabanos e Vila do Conde. Esta ponte integra as regiões, garantindo mobilidade, integração, aproxima, desenvolve, cria oportunidades, gera união. Estamos resgatando um compromisso histórico para a população, que a partir de hoje se transforma em realidade”, destacou o governador do Pará, Helder Barbalho.

A obra é uma parceria entre o Estado e a Prefeitura de Barcarena. Os serviços serão executados no eixo da PA-481, fazendo ligação com a PA-151, facilitando o transporte rodoviário sem grandes interferências na hidrovia natural do rio, com mínimo impacto ambiental.

Conteúdos relacionados:

“Esse é um momento muito importante, tão esperado por todos que moram em Barcarena. Essa obra é importantíssima para o nosso município, para as pessoas. Estamos pensando em um volume de 60 mil pessoas que vão e vem nesses dois espaços do município. Não se discute a importância econômica, mas também é uma obra que nos aproxima como pessoas. Hoje damos mais um passo para que Barcarena seja mais integrada”, falou o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa.

O ambulante Antônio Pamplona afirma que a construção da ponte é algo bastante esperado pela população barcarenense, principalmente para quem mora no bairro São Francisco, considerado um dos mais antigos da cidade e que agora estará ligado diretamente à Sede municipal. “Essa ponte vai ligar a parte da Barcarena Sede à Vila de São Francisco, além de proporcionar acesso até para o Sul do Pará a partir daqui. É uma obra de suma importância, investimento em progresso, desenvolvimento não só da cidade, mas de toda uma região”.

O novo equipamento público será executado através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e terá uma estrutura de característica estaiada, método construtivo que, além da segurança, proporciona um visual que normalmente torna as pontes cartões postais onde são construídas.

Além de proporcionar o escoamento da produção de maneira rápida, a nova ponte também garante emprego e melhoraria na renda dos pequenos comerciantes e dos profissionais autônomos, como o mototaxista Alexandre Ferreira. “A população gostou bastante dessa notícia, vai influenciar e melhorar a nossa ida para a Sede de Barcarena. O acesso vai ser mais rápido e com segurança”.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

As vias da ponte garantirão tanto o alto tráfego para veículos, como também para pedestres e ciclofaixas.

“O dia 17 de março de 2025 ficará marcado na história de Barcarena. Nessa data assinamos essa importante Ordem de Serviço para a realização daquela que não é só uma obra, mas a realização de um sonho. São 380 metros de uma ponte que vai ligar dois lados importantes de Barcarena. É o escoamento da produção, mais infraestrutura e mobilidade para as pessoas”, enfatizou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

PONTE

  • Com uma extensão de 380 metros, a Ponte sobre o Rio Itaporanga terá 11,70 metros de largura, com duas pistas de rolamento, sinalização viária, ciclovia e calçada; além de iluminação pública com postes de led.
  • Atendendo as demandas energéticas de sustentabilidade, serão instaladas placas fotovoltaicas, um dos principais equipamentos do sistema de energia solar.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias