plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BELÉM

Com programação gratuita, Bienal das Amazônias vai até sexta

Descubra a Bienal das Amazônias Sobre as Águas em Belém, um evento cultural inovador em um barco que promove arte e educação na região amazônica.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Com programação gratuita, Bienal das Amazônias vai até sexta camera Objetivo é levar a embarcação para outras cidades da Amazônia | Antônio Melo/ Diário do Pará

Termina nesta semana o evento Bienal das Amazônias Sobre as Águas, realizado em um ferry-boat ancorado na Escadinha da Estação das Docas, em Belém. A embarcação contém ambientes imersivos decorados pelo artista Freddy Mamani com figuras da Amazônia andina.

“Eu acho que a proposta do barco é muito interessante, ela é muito revolucionária de uma certa forma, porque o barco é o principal meio de transporte aqui na região amazônica para muitas pessoas. O próprio barco ser uma obra artística faz com que tenha uma outra relação entre a cidade com outros municípios e cada lugar tem a sua própria forma de manifestar a arte”, avalia Isabela Miranda, arte-educadora participante do projeto.

A ideia dos organizadores é que a embarcação navegue por outras cidades da região amazônica levando projetos culturais e educativos para vários pontos do Norte. Art Lopes, arte-educadora, ministrou uma oficina para crianças e famílias neste fim de semana, com o intuito de transformar o barco em um ateliê flutuante. “A embarcação pode ser entendida como uma grande obra de arte flutuante, que tem esse intuito de fazer o seu percurso pelos rios amazônicos. E como é um projeto pioneiro, a gente está testando ele, está vendo que está dando certo. Na medida que a gente vê que o povo se interessa, na medida que a gente propõe a nossa programação pedagógica, aí as pessoas vêm e participam”, explica.

Jailson Correia, 35, cientista social, foi conhecer o projeto com a família e elogiou a iniciativa por criar um intercâmbio entre os visitantes e a água. “Nos poetas paraenses você vê sempre essa relação, do homem com o rio, o rio que que diz coisas, que traz coisas. As nossas lendas amazônicas todas também têm sempre o elemento da água. Então, essa relação faz parte do amazônico. Não existe, por exemplo, como eu falei, conto amazônico, encanto amazônico, sem o elemento da água”, reflete.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Serviço

Horário de visitação:

Quinta e sexta: 14h às 19h

*Em todos os dias, a última entrada poderá ser feita até meia hora antes do horário de encerramento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias