plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TECNOLOGIA

Paraenses já usam recursos de IA com frequência 

Levantamento realizado por uma plataforma mostra que 56% dos respondentes já utilizaram alguma ferramenta

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Paraenses já usam recursos de IA com frequência  camera Automatização das atividades domésticas é um dos pontos que levam ao uso cada vez mais constante da IA | Freepik

Para automatizar tarefas, organizar lembretes automáticos, monitorar preços de produtos, organizar metas, fazer pesquisas ou auxiliar no planejamento, são algumas das funções usadas pelas pessoas através da ferramenta de inteligência artificial. As infinitas funções ainda deixam o ser humano longe de saber como usar esse recurso, mas também curioso.

A estudante Paula Campos começou a usar ferramentas de IA aos poucos, porém, após um ano ela já consegue ter eficiência. “Meu primeiro contato foi por curiosidade depois foi evoluindo e agora acho que uso de forma mais segura. Por exemplo, há algum tempo automatizei meu quarto e faz meses que não apago uma luz de forma manual. E também uso para os estudos, como faço pós graduação, uso IA como alerta de horários, pesquisa e as vezes para editar alguns textos”, conta.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Mineradoras se adaptam à IA e garantem Segurança no Trabalho

Assim como Paula, outros paraenses usam o recurso de forma consciente. Por exemplo, uma dica importante é ter cuidado com os dados compartilhados e ser vigilante com informações compartilhadas. A plataforma TIM Ads, ouviu quase 85 mil pessoas e revelou que a IA já faz parte do cotidiano da maioria dos consumidores, refletindo a crescente influência da tecnologia na vida das pessoas.

Os dados coletados com usuários do Pará, mostram que 76% dos respondentes já ouviram falar de Inteligência Artificial e 56% deles já utilizaram alguma ferramenta – destes, 44% informam usar diariamente. No ranking de popularidade, as assistentes virtuais aparecem na liderança (25%), seguidas por tradutores automáticos (24%), IA para vídeos e música (23%) e criação de imagens (23%). Entre as plataformas mais conhecidas, destacam-se a Alexa (24%) e o Google Tradutor com IA (24%). As IAs generativas, como o Google Assistant (22%), ChatGPT (18%) e o Gemini (16%), também estão ganhando destaque e relevância.

Quer mais notícias de tecnologia? Acesse nosso canal no WhatsApp

Quando questionados sobre o pagamento para usar a IA, 34% dos clientes responderam à pesquisa que já pagam e 25% afirmaram que poderiam pagar alguma ferramenta se for acessível.

Por ser uma das ferramentas mais usadas pelos paraenses, a Alexa pode auxiliar em vários recursos como controle de casa inteligente, música, produtividade, comunicações e acessibilidade. Além disso, é possível usar a assistente virtual de forma acessível através de aplicativos de voz ou de visão, que ajudam pessoas com restrições de falas e visuais, dentre outros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias