plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SOLIDARIEDADE

Padre Lancellotti ouve população em situação de rua em Belém

Padre Júlio Lancellotti participa de assembleia em Belém, ouvindo demandas de pessoas em vulnerabilidade social e pedindo dignidade na COP-30.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Padre Lancellotti ouve população em situação de rua em Belém camera Padre Júlio Lancellotti integrou ação de capacitação para atender pessoas em situação de rua | Antônio Melo/ Diário do Pará

O padre Júlio Lancellotti participou ontem (25) de uma assembleia na Praça da Bandeira, em Belém. Na ocasião, o sacerdote ouviu as demandas e conheceu a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa fez parte de uma ação da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), através da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDPA), que visa a capacitação para atender pessoas em situação de rua.

Segundo o padre Júlio, a escuta e a convivência são ferramentas essenciais para entender a realidade desse público. “Isso é muito importante para que se possa ouvir as pessoas. Não só imaginarmos o que eles pensam, mas ouvi-los realmente. Então, a Defensoria Pública e todos os grupos envolvidos estão de parabéns. Se São Paulo fizesse isso seria muito bom também, ainda bem que Belém está mostrando essa luz pro mundo”, afirmou.

“O convívio é desafiador, é transformador, muitas vezes é conflitivo, mas você só vai ouvir se você convive, você só vai amar se você convive”, disse.

Conteúdos relacionados:

Em novembro de 2025, Belém será a cidade-sede da Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP-30). O sacerdote católico ainda fez um apelo para a organização do evento internacional em relação às pessoas em vulnerabilidade social.

“Nós pedimos que a COP tenha um painel sobre as mudanças climáticas e a população em situação de rua. Eles são os que primeiro sofrem com a mudança climática. É importante que isso seja feito, que Belém dê um exemplo, não trate com violência, nem com repressão as populações de rua, trate-os com dignidade”, solicitou Lancellotti.

Defensoria

A ação da Defensoria Pública do Estado do Pará é uma resposta para a demanda do Colaboratório Nacional Pop Rua em relação ao atendimento às pessoas em situação de rua. Essa é a primeira ação nesse sentido e tem o intuito

de criar um fluxo permanente de portas abertas a essa população para todos os serviços do órgão. O momento foi marcado pela coleta de informações desse público com foco na melhoria do atendimento enquanto instituição de acesso à Justiça.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

“Acredito que é o momento que Belém respira esse problema social que são as pessoas em situação de rua que, muitas vezes, são vistas como um problema resolvido pela polícia, e não é isso. O objetivo é sensibilizar e entender as necessidades para construir políticas públicas efetivas. [Os desafios] são enormes, porque é a primeira vez que a Defensoria Pública faz um tipo de atendimento nesse sentido, de estar na rua com as pessoas em situação de rua e, ao mesmo tempo, é um problema complexo. A gente precisa escutar, entender, para depois começar a fazer alguma coisa”, esclareceu a coordenadora da ação, Anna Izabel.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias