
Os crimes violentos letais intencionais (CVLI) são caracterizados por homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, além de serem grande objeto de combate por órgão policiais em todo o País.
Sendo assim, o Pará encerrou o primeiro trimestre de 2025 com uma redução significativa nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que marca o menor índice desde 2015. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) mostram uma queda de 58,18% em comparação ao mesmo período de 2018 e de 15,28% em relação ao ano passado.
Leia também
- Acusados de violência doméstica são presos no Pará
- Policial acusado de participar em chacina é preso por assalto
No primeiro trimestre de 2025, foram registrados 427 casos de CVLI, enquanto em 2018 e 2024, os números foram de 1.021 e 504 casos, respectivamente. Essa redução significativa resultou na preservação de 494 vidas em relação ao mesmo período de 2018.
Quer receber mais notícias do Pará e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Ações de Segurança
O trabalho contínuo das forças de segurança em todo o Estado tem sido fundamental para garantir a segurança da população e reduzir os indicadores de criminalidade.
O secretário Ualame Machado destacou que as ações de segurança estão sendo aprimoradas e expandidas para garantir a paz social em todas as regiões do Pará.
Já o governo do Pará realizou novos investimentos no primeiro trimestre, incluindo a capacitação de agentes, entrega de novas viaturas e armamentos, além da instalação de totens de segurança pública. Essas ações contribuíram para o fortalecimento das ações de segurança no estado.
Março: Menor Indicador em 10 Anos
Apenas em março de 2025, foram registrados 150 casos de CVLI, representando uma redução de 51,61% em relação ao mesmo mês de 2018 (310 casos) e de 14,29% em comparação a março de 2024 (175 casos). Este foi o terceiro mês consecutivo com o menor indicador de CVLI nos últimos 10 anos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar