plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FIQUE ATENTO

Polícia orienta consumidor a como identificar produtos adulterados

Aprenda a identificar produtos adulterados com dicas da Polícia Científica do Pará. Proteja-se de fraudes e garanta sua segurança.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Polícia orienta consumidor a como identificar produtos adulterados camera O objetivo é garantir a segurança do consumidor | Foto: Amanda Monteiro/Ascom PCEPA

A Polícia Científica do Pará (PCEPA) através do setor de Grafodocumentoscopia, do Instituto de Criminalística, realiza Perícias de Marcas e Patentes, com o objetivo principal de identificar a falsificação das peças de marcas, violações de propriedade e garantir os direitos de propriedade e também a segurança do consumidor.

O perito criminal, Ivanildo de Almeida Rodrigues destaca que a população atente ao adquirir produtos. “Preços muito baixos revelam um primeiro sinal de que o produto pode ser falsificado. As tecnologias envolvidas na produção desses produtos envolvem tecnologias de alta performance, infelizmente, isso não permite que os preços sejam tão baixos”.

O perito também observa que deve-se “verificar se as etiquetas dos produtos apresentam os dados completos dos fabricantes, do importador, o local de fabricação, se apresentam um qr code ou um código de barras que direcione para um site oficial da marca”, diz. “Verificar também, no que diz respeito às roupas, a qualidade dos cortes e da costura, cortes e costuras desalinhados revelam um sinal de que esse pode ser um produto falso”.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Ele também ressalta a questão das bebidas alcoólicas falsificadas, reforçando que a população observe os lacres, para ver se as tampas estão lacradas, uma vez que qualquer sinal de lacre rompido ou mal realizado aponta um primeiro indício de que a bebida foi falsificada ou adulterada.

Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

“Medicamentos e suplementos vitamínicos também são alvos de falsificações, então, atentar aos lacres dos medicamentos, dos recipientes, atentar às informações nas embalagens, etiquetas, qr code, códigos de barras presentes nas caixas e verificar se esses qr code e códigos de barras direcionam, através de uma leitura digital com o celular, para o site oficial da marca do fabricante”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias