plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
PROTESTO

Estudantes do IFPA protestam contra violência sexual

A manifestação ocorreu poucos dias após a publicação da Portaria nº 1.534, da Reitoria do IFPA, no dia 28 de março, que determinou a demissão de um servidor acusado de assédio sexual.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estudantes do IFPA protestam contra violência sexual camera Os alunos se reuniram com cartazes em frente à instituição de ensino | Reprodução/Redes Sociais

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) realizaram um protesto nesta segunda-feira (7), em frente ao Campus Belém, para chamar atenção para casos de assédio sexual envolvendo servidores da instituição e reforçar a necessidade de responsabilização penal dos envolvidos.

A manifestação ocorreu poucos dias após a publicação da Portaria nº 1.534, da Reitoria do IFPA, no dia 28 de março, que determinou a demissão de um servidor acusado de assédio sexual. A decisão teve como base o Artigo 132, inciso V, da Lei 8.112/90, que trata do regime jurídico dos servidores públicos civis da União. O artigo refere-se à prática de "incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição", entre outras infrações.

Conteúdo relacionado:

As denúncias contra o servidor vieram à tona em 2022, quando um grupo de alunas organizou reuniões e articulou ações para formalizar os relatos junto aos órgãos internos e externos competentes. Em setembro daquele ano, um protesto bloqueou parcialmente a Avenida Almirante Barroso, reunindo estudantes, professoras e apoiadores de outras instituições em defesa do combate ao assédio e à violência sexual nos espaços educacionais.

Apesar da decisão administrativa recente, estudantes consideram a medida uma vitória parcial e cobram a continuidade das investigações em outras esferas, incluindo a responsabilização criminal dos envolvidos. “É uma luta que não se encerra com essa demissão. É preciso garantir que casos como esse não fiquem restritos a processos internos, principalmente diante da gravidade das acusações”, afirmou um representante estudantil.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Casos semelhantes já haviam sido registrados anteriormente no IFPA, com outras portarias de demissão de servidores acusados de conduta inapropriada. Entidades estudantis reforçam que a mobilização seguirá ativa, com campanhas permanentes de conscientização e enfrentamento à cultura do assédio e da violência de gênero.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias