
A Arquidiocese de Belém do Pará anunciou uma intensa programação para celebrar a Semana Santa. A programação religiosa inicia no próximo dia 13, Domingo de Ramos, e segue até o Domingo de Páscoa, 20.
No Domingo de Ramos será realizada a tradicional bênção dos ramos, seguida de procissão e missa em todas as 109 paróquias da Arquidiocese de Belém, presidida pelos párocos e vigários, seguindo a programação de cada templo.
Na Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, a programação inicia às 8h30, com a bênção dos ramos e procissão, saindo da Igreja Santo Alexandre para a Catedral Metropolitana, onde será presidida a missa pelo arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Paulo Andreolli, estará com a Pastoral das Ilhas, onde presidirá a missa às 9h na Comunidade Santo Antônio, na Ilha do Combu.
Conteúdos relacionados:
- Semana Santa celebra principais eventos do Cristianismo
- Quaresma inicia com Missas de Imposição das Cinzas em Belém
Com a procissão de ramos, a comunidade católica relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Os ramos que os fiéis levam nas mãos significam o reconhecimento que os devotos fazem de Jesus como o Messias de Israel, prometido por Deus, significando também que os fiéis estão dispostos a seguir Cristo.
Para o monsenhor Agostinho Cruz, Vigário Geral da Arquidiocese e Cura da Catedral Metropolitana, o Domingo de Ramos marca o momento de Cristo para cumprir o sacrifício por meio da própria morte. “Jesus fez uma entrada muito simbólica e triunfal em cima de um jumento em Jerusalém. O momento representa o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”, comentou.
Entre as datas importantes para o calendário litúrgico católico, o Domingo de Ramos se destaca por estar associado às celebrações que relembram os momentos finais da vida terrena de Cristo, que culmina na Páscoa.
O Vigário Geral ressaltou a importância histórica e simbólica dos ramos que marcam o domingo. Na época de Cristo os fiéis o saudaram com ramos de oliveiras. “Hoje utilizamos ramos de palmeiras e de açaizeiro na nossa região. No tempo de Jesus representou a alegria da entrada Dele em Jerusalém. Nos tempos atuais, ainda tem o mesmo significado, dando início à Semana Santa”.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
O Domingo de Ramos é o único domingo do ano em que é lido o trecho do Evangelho em que se narra a Paixão de Cristo. A programação religiosa do domingo inclui o ato litúrgico com a bênção dos ramos levados pelos fiéis, seguido pela procissão que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, culminando com a Santa Missa.
“É tradicional os fiéis levarem para casa os ramos abençoados e colocarem em vasos, na porta ou na frente das residências”, comenta o monsenhor sobre uma das tradições deste domingo.
Religiosamente, estes ramos ficam nas residências dos devotos por cerca de um ano, quando os fiéis os levam para as paróquias antes da Quaresma para a incineração na Quarta-Feira de Cinzas. “Em tempos de desigualdades sociais e diversas necessidades humanas, que seja um momento o qual as pessoas se voltem para Deus. É uma semana associada ao mistério da Paixão de Cristo que devemos olhar com caridade para o próximo”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar