plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
LUTO NA MEDICINA

Morre João Maradei, fundador do Hospital Maradei, aos 89 anos

Pioneiro da cirurgia vascular na região Norte, professor da UEPA e autor do livro “Ossos e Ofício”, Dr. João Maradei deixa um legado de mais de seis décadas dedicadas à medicina paraense e ao ensino.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Morre João Maradei, fundador do Hospital Maradei, aos 89 anos camera Dr. João Maradei foi pioneiro da ortopedia no Pará. | Reprodução/Redes Sociais

Ao longo das últimas décadas, milhares de paraenses foram atendidos por suas mãos ou por profissionais formados sob sua orientação. Nesta quarta-feira (9), o Pará se despediu de um dos nomes mais importantes da medicina regional: o cirurgião geral, ortopedista e traumatologista João Alberto Maradei Cardoso Pereira, que faleceu aos 89 anos.

Fundador da tradicional Clínica dos Acidentados - hoje Hospital Maradei - ao lado do irmão Humberto Maradei, o médico foi responsável por transformar a história da ortopedia e da cirurgia no Pará.

O velório ocorrerá no Memorial Metrópole, na Rua Boaventura, 755, a partir das 12h. O sepultamento está marcado para a manhã de quinta-feira (10), com cortejo fúnebre saindo às 9h em direção ao Cemitério Parque Recanto da Saudade, em Ananindeua.

“É com pesar que comunicamos o falecimento de nosso fundador Dr. João Alberto Maradei Cardoso Pereira”, diz a nota de pesar divulgada pelo Hospital Maradei.

Morre João Maradei, fundador do Hospital Maradei, aos 89 anos
📷 |Divulgação/Hospital Maradei

CONTEÚDO RELACIONADO

PIONEIRISMO NA MEDICINA PARAENSE

Nascido em Belém, no dia 16 de novembro de 1935, João Maradei foi aprovado em primeiro lugar no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Pará em 1955 e graduou-se em 1960. Iniciou a carreira atuando em instituições como Santa Casa de Misericórdia, Hospital Santa Clara, Pronto Socorro Municipal e Hospital dos Servidores. Em 1963, especializou-se em Cirurgia Vascular em São Paulo e tornou-se pioneiro da área na região Norte, fundando a Regional Pará da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

Em 21 de dezembro de 1966, ao lado do irmão, fundou a Clínica dos Acidentados, que se tornaria referência em ortopedia e traumatologia. Paralelamente à atuação clínica e hospitalar, manteve forte vínculo com o serviço público, sendo diretor do Pronto Socorro Municipal em diversas gestões e atendendo durante décadas na Unidade de Referência Especializada (URE) em Ortopedia.

CARREIRA DOCENTE

O médico também teve uma carreira brilhante como professor. Desde 1971, foi docente na então Faculdade Estadual de Medicina do Pará, hoje UEPA, onde deu a aula inaugural do curso de Anatomia. Lecionou por 43 anos nas disciplinas de Anatomia e Clínica Cirúrgica II, sendo escolhido paraninfo e homenageado por várias turmas.

Membro ativo de sociedades médicas nacionais e internacionais, Dr. João Maradei era reconhecido por sua dedicação ao ensino, à prática médica e à humanização no atendimento. Em 2017, lançou o livro “Ossos e Ofício – um médico, uma clínica, o legado”, obra que celebra seus 80 anos de vida e os 50 anos da fundação do hospital que ajudou a erguer.

Casado desde 1969 com Socorro Ramos Pereira, deixa quatro filhos — Silvia, Márcia, Gisele e João Alberto — todos formados em Medicina pela UEPA. Mais que um médico notável, João Maradei foi um construtor de caminhos, um formador de gerações e um símbolo de ética na medicina paraense.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias