
Foi realizado na noite de ontem, 10, mais uma edição do evento RBA na COP, no auditório da Fibra, em Nazaré, Belém. O webinar trouxe o tema “Energia para o Desenvolvimento”, com foco na transição energética da Amazônia e a sustentabilidade por trás das operações de empresas que atuam na região, além do fomento à bioeconomia.
“Esse é um tema muito relevante, em particular nesse momento da COP 30, o momento em que nós pretendemos alavancar com a questão da bioeconomia, com a questão da descarbonização, com a questão do fortalecimento da economia circular, e da transformação da biodiversidade em processo, produtos e serviços, gerando ocupação, emprego e renda, e melhorando a qualidade de vida dos amazônicas”, falou o professor doutor Nélio Machado, titular da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA, e um dos participantes da mesa.
Na mesa de debates, também esteve presente Eugênio Pantoja, gerente sênior de Performance Social da Hydro, que pontuou exemplos postos em prática pela companhia que podem ser adotados em operações que visem a redução do impacto ambiental.
“A gente tem trabalhado com a mudança da matriz energética substituindo o óleo, por exemplo, por gás natural. Então, só aí a gente já reduziu cerca de 30% das emissões de gás de efeito estufa, aumentando a nossa participação em biomassa, por exemplo, como o açaí. Estamos mudando a nossa frota para carros elétricos, isso também reduz. Então, todo esse conjunto de mudanças estruturais dentro da empresa faz com que a Hydro seja pioneira e líder no processo de descarbonização”.
O diretor-executivo empresarial do Banco da Amazônia, Luís Lourenço, afirmou que as instituições precisam incentivar a circulação econômica da capital e do Pará não somente durante a COP30, mas também aproveitar o legado deixado pelo evento de forma perene.
“Nós precisamos aproveitar esse legado de investimentos. O Parque da Cidade vai ficar, as vias sendo asfaltadas vão ficar, os hotéis vão ficar. A gente precisa deixar essa mola mestra econômica continuar na nossa cidade, promovendo o turismo, boas iniciativas, trazendo novos eventos, para que a gente possa estar sempre na vitrine e atraindo recursos, gerando emprego e renda”, pontuou o diretor.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
“O Grupo RBA ao promover esse espaço de diálogo por meio de todos os seus veículos, ele está cumprindo um papel fundamental quando conecta especialistas ao setor produtivo, ao poder público e à sociedade, promovendo essa articulação, que é justamente o que pode transformar as ideias em ações realmente concretas”, destacou a gerente comercial do Grupo RBA, Patrícia Tupinambá, sobre a realização do webinar, que teve mediação da jornalista Natália Lago.
“Esse assunto da energia sustentável para o desenvolvimento da Amazônia, em plena COP30, é de suma importância, não só para os universitários, para as pessoas que são da área acadêmica, mas para qualquer pessoa que queira vir assistir e obter mais conhecimento nisso”, disse a apresentadora.
Webinar
O webinar RBA na COP-30 “Energia para o Desenvolvimento” teve o oferecimento de Agropalma, Albras e Banco da Amazônia, com apoio de OCB Cooperativismo, Fibra, Vale e Guamá Tratamento de Resíduos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar