plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
SEMANA SANTA

Fiéis participam do traslado da imagem do Senhor dos Passos

A procissão teve saída da Igreja da Sé e seguiu para a Basílica de Nazaré, onde a imagem do Senhor dos Passos ficará até a Sexta-Feira Santa, quando será levada para o encontro com a imagem de Nossa Senhora das Dores

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Fiéis participam do traslado da imagem do Senhor dos Passos camera Muitos fiéis acompanharam a procissão, que seguiu por diversas ruas do centro da capital paraense | ( Ricardo Amanajás/ Diário do Pará )

Foi realizada na noite de ontem, 16, a procissão de traslado da imagem do Senhor dos Passos, com saída da Igreja da Sé, na Cidade Velha, em direção à Basílica Santuário de Nazaré, no bairro de Nazaré, em Belém. Antes, uma missa de envio foi celebrada pelo monsenhor Agostinho Cruz, vigário geral da Arquidiocese de Belém.

Dezenas de fiéis acompanharam a procissão, que seguiu por diversas ruas do centro da capital.

“Sempre essa Páscoa é mais reflexiva. É mais de reconhecer algo no ser humano cristão. Tem que acreditar que existe um Deus, que existe uma fé inabalável no Cristo. Ele sofreu por nós, se sacrificou, deu a vida. E muitos cristãos têm essa leitura. A verdadeira Semana Santa é a morte e a ressurreição de Cristo”, opina Keyla Marques, 49, administradora.

“É um momento, para mim, bem marcante, porque foi um período em que perdi meu esposo. E isso marca muita coisa na minha vida. Então, esse período é marcante porque me traz lembranças”, acrescenta a administradora, que vai homenagear o ente querido neste feriado.

Conteúdos relacionados:

Aguardando desde cedo na Praça Frei Caetano Brandão para sair em procissão estava a professora Shirlen Carvalho, 48.

“É um evento que nos traz muita reflexão. Nós levamos o Senhor dos Passos para a Basílica em momento de oração e reflexão sobre tudo o que Jesus passou, todo o calvário que ele enfrentou antes da ressurreição. Acredito que isso é muito importante para nós, católicos, porque nos faz buscar o verdadeiro sentido do que vivenciamos durante a Quaresma”, disse.

A imagem do Senhor dos Passos ficará na Basílica até a Sexta-Feira Santa, quando sairá em procissão para a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, local em que ocorre, às 10h, o encontro com a imagem de Nossa Senhora das Dores.

Flávio Américo, diretor do Círio de Nazaré, esteve presente representando a Diretoria da Festa. “Essa procissão translada o Senhor dos Passos em direção à Basílica e praticamente abre o Tríduo Pascal. Hoje é o momento mais importante do ano litúrgico, é o ápice da nossa fé, que é a paixão, morte e ressurreição de Cristo”, aponta.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA SANTA

MISSA DA CEIA DO SENHOR COM A CERIMÔNIA DO LAVA-PÉS

  • Nesta Quinta-feira Santa(17), será realizada a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-Pés, em todas as 109 paróquias da Arquidiocese de Belém, conforme a programação local.

MISSA DO CRISMA

  • Nesta quinta-feira, a Igreja Católica celebra dois aspectos centrais da vida de Jesus: o seu sacerdócio e o ápice de sua missão com a instituição da Santíssima Eucaristia. Por isso, são celebradas duas missas neste dia: a Missa do Crisma (ou Missa da Unidade) e a Missa da Ceia do Senhor, que rememora a Última Ceia e inclui o rito do Lava-Pés.

SEXTA-FEIRA SANTA

AÇÃO LITÚRGICA E SERMÃO DO DESCENDIMENTO DA CRUZ

  • Na Sexta-feira Santa (18), logo após o tradicional Sermão das Sete Palavras, terá início a Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, a partir das 15h, em todas as 109 paróquias da Arquidiocese de Belém, conduzida pelos párocos e vigários.

Sermão das Sete Palavras

Um dia de reflexão, silêncio e orações - Na Sexta-feira Santa, a Arquidiocese de Belém mantém viva uma das tradições mais comoventes do calendário litúrgico: o Sermão das Sete Palavras, realizado às 12h, na Capela de Santo Antônio.

Sexta-feira Santa: Procissão e Sermão do Encontro

A Sexta-feira Santa, para a Igreja Católica, é um dia de profundo recolhimento, silêncio e oração. Marca a lembrança da crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, momento ápice da fé cristã. Os fiéis revivem os últimos passos de Jesus: o encontro com sua Mãe, a dolorosa caminhada ao Calvário, as três horas de agonia na cruz, sua morte e o sepultamento.

DOMINGO DE PÁSCOA

No Domingo de Páscoa (20), a Igreja Católica celebra a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Considerada a festa mais importante do calendário litúrgico, todas as demais datas do ano são organizadas a partir deste marco.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias