plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
INCLUSÃO

Clube da PM promove atividades voltadas para autistas

Evento no COPM promove inclusão e conscientização sobre autismo com atividades recreativas, música e interação, acolhendo famílias e crianças.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Clube da PM promove atividades voltadas para autistas camera Atividades com cavalos fizeram o maior sucesso no evento do Clube dos Oficiais da Polícia Militar. | Ricardo Amanajás/Diário do Pará

O Clube dos Oficiais da Polícia Militar (COPM) realizou no sábado (26), a quarta edição do Evento de Conscientização sobre o Autismo. A atividade foi promovida em parceria com a Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação do Pará (COEES/Seduc) e buscou incentivar a inclusão, o respeito e a valorização das pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover o acolhimento das famílias.

No COPM foram realizadas diferentes atividades recreativas e psicopedagógicas. No local, o público pôde fazer atividades com giz de cera, pintura com tinta guache, brincadeira com cubo mágico, pula-pula, piscina e sorteio de brindes. Ainda no espaço, foi montada uma barraca para distribuição de iguarias como pipoca, crepe e mingau. As atrações musicais ficaram por conta das bandas “Trem da Fantasia” e “Grupo Tô Aqui”, este último sendo formado por três pessoas com deficiência visual e outras três autistas.

Conforme ressalta o presidente do COPM, coronel Osmar Costa Júnior, o clube congrega oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará que possuem filhos, filhas ou outros familiares autistas, daí a importância de promover a iniciativa no Clube dos Oficiais em abril, mês dedicado à conscientização sobre o autismo.

“Precisamos fazer com que esses oficiais, que são comandantes e líderes das nossas instituições, possam estar conscientes de que o autismo é uma condição e que nós temos que tomar a nossa postura para a informação e conhecimento sobre o assunto”. Ainda de acordo com o coronel, o trabalho conjunto do COPM com a Seduc é uma parceria que permite às crianças terem diferentes intercâmbios de experiências, sejam lúdicas ou artísticas.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Por meio do Programa de Equoterapia do Centro de Reabilitação da Polícia Militar (PM), também foram ofertadas atividades com cavalos. Já o Batalhão de Ações com Cães (BAC) da PM fez apresentações de adestramento para o público presente. “Você vê a alegria das crianças participando. Nós destacamos sempre que hoje não é um dia de fazer palestra. As famílias estão aqui para uma confraternização. É um dia de lazer, ao mesmo tempo que abordamos um tema tão importante. É necessário termos conhecimento para evitar preconceitos”.

A dona de casa Fernanda Mourão, 34, foi com a filha Alice, 8, aproveitar as atividades recreativas do sábado. Mourão explica que foi a primeira vez que levou a filha em um evento com tantas crianças reunidas e gostou bastante de ver Alice envolvida na atividade de pintura. “Ainda tem muito preconceito na sociedade e em eventos assim a gente se sente bem e acolhidas. Ninguém fica nos julgando. É a felicidade dela em primeiro lugar”.

A interação com os animais foi motivo de alegria para Tayla, 8, filha do vendedor externo José Carlos Ferreira, 57. Entre as atividades realizadas por Tayla, a montaria em cavalo foi o que mais chamou a atenção dela e de José Carlos. “É a segunda vez que participamos do evento aqui no COPM. É algo que contribui bastante para o desenvolvimento dela, assim como a socialização e interação com outras crianças. Minha filha gosta bastante de brincar e de animais e ver ela montando no cavalo me faz bem”, diz o pai.

O Alecrim, cão do BAC/PM que faz visitas ao Hospital Ophir Loyola, em Belém, despertou a curiosidade dos visitantes. Gleyciane Souza, 43, foi acompanhada das filhas Noemi, 9, e Nicole, 11, para ter um momento de descontração e lazer no clube. Para a dona de casa, que não consegue sair com frequência com as duas filhas, uma atividade deste tipo aberta ao público promove conhecimento e diversão. “Ano passado nós viemos e é maravilhoso porque a gente sente um acolhimento muito importante”, comentou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias