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Belém ganha nova escola de tempo integral com mais de 500 vagas

Escola Estadual Augusto Meira foi entregue ontem pelo governador Helder Barbalho e pela vice Hana Ghassan totalmente reconstruída. Além do ensino de qualidade, local também será ponto de apoio durante a COP30

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Imagem ilustrativa da notícia Belém ganha nova escola de tempo integral com mais de 500 vagas camera O governador Helder e a vice Hana durante a entrega oficial da escola, que vai atender mais de 500 alunos do ensino médio | ( Marcos Santos/Agência Pará)

O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan entregaram ontem a nova estrutura da Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Meira, no bairro de São Brás, em Belém. Totalmente reconstruída, a unidade agora oferece um espaço moderno, seguro e acolhedor para mais de 500 estudantes do ensino médio.

“Esta é uma escola que representa um novo ciclo para a educação pública do nosso Estado. Uma unidade de tempo integral com 30 salas de aula e 10 espaços dedicados ao Centro de Atendimento Especializado da educação especial. A escola estava em situação precária e o Estado tomou a decisão de investir. Hoje, temos uma estrutura completa, com professores qualificados e ambiente preparado para o ensino de excelência. Agora é tempo de motivar os estudantes e realizar um grande trabalho. A Augusto Meira se torna exemplo de educação pública no Pará”, afirmou o governador Helder Barbalho.

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COP

A nova escola também terá papel estratégico durante a COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em Belém, em novembro. A unidade está entre as 17 escolas estaduais que funcionarão como hospedagem temporária no padrão de hostel. “Essa será uma das escolas que receberá visitantes durante a COP 30, com toda a estrutura que hoje entregamos à educação pública paraense. Viva a Escola Augusto Meira, viva a comunidade escolar, viva a educação do Pará!”, completou o governador.

Esta é a 168ª escola entregue pela atual gestão estadual, somando mais de R$ 10 milhões em investimentos.
📷 Esta é a 168ª escola entregue pela atual gestão estadual, somando mais de R$ 10 milhões em investimentos. |(Bruno Cecim/ Agência Pará)

Investimento

Esta é a 168ª escola entregue pela atual gestão estadual, somando mais de R$ 10 milhões em investimentos. A nova Augusto Meira conta com 30 salas de aula, ambientes multidisciplinares para Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais, Artes, quadra poliesportiva, laboratórios de informática e ciências, piscina, biblioteca, teatro, refeitório, cozinha, banheiros, salas de descanso para alunos e professores, além de espaços de apoio psicossocial, como sala de fonoaudiologia, assistência social, psicologia e o Núcleo de Altas Habilidades/ Superdotação (NAAHS).

A unidade também abriga o Núcleo Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro Autista (Netea), com ambientes adaptados como sala pedagógica/psicomotricidade, área de depósito e banheiros acessíveis, além do Núcleo de Arte (NUARt) e o Núcleo de Aliança Familiar (NAF), voltado ao fortalecimento da relação entre escola e famílias.

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Ciseb

A Escola Augusto Meira também passa a abrigar a terceira unidade do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), espaço voltado à formação continuada de professores e à prática de metodologias inovadoras voltadas para sustentabilidade, meio ambiente e clima.

As outras duas unidades do Ciseb funcionam na EEEM Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, e na Escola Estadual Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira, em Icoaraci.

PARA ENTENDER

Ensino Integral em expansão no Pará

  • O modelo de ensino integral, com jornada de 9 ou 7 horas diárias, garante aos estudantes três refeições por dia e suporte pedagógico completo para desenvolver autonomia, solidariedade e competência.
  • Para 2025, a Seduc implementou mais 49 escolas no Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 161 unidades com esse modelo. O impacto é visível: em 2018, o Pará tinha cerca de 6 mil estudantes em tempo integral. Em 2025, são 48 mil matrículas, um salto de oito vezes na capacidade de atendimento.
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