plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
REUNIÃO

Helder defende medidas para garantir segurança jurídica no campo

Governador Helder Barbalho se reúne com Gleisi Hoffmann para discutir impactos na agropecuária do Pará e busca soluções para embargos e bloqueios fundiários.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Helder defende medidas para garantir segurança jurídica no campo camera O governador Helder Barbalho liderou a comitiva que se reuniu com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann | ( Marcos Santos/Agência Pará)

O governador Helder Barbalho reuniu ontem (7), em Brasília (DF), com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, para tratar de medidas adotadas por órgãos federais que geram impactos diretos sobre a produção agropecuária no Estado. O encontro contou com a participação de diversas lideranças paraenses, como do Senado, da Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), além de prefeitos e presidentes de sindicatos rurais.

Entre os principais pontos apresentados estão o embargo de cerca de 1.800 propriedades em sete municípios, publicado em edital do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com determinação para retirada de rebanhos em 30 dias, além de bloqueios automáticos no sistema fundiário (Sigef), acionados a partir de manifestações de interesse sobre áreas de diversos municípios, por parte da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), sobre glebas federais, atingindo inclusive propriedades já regularizadas. “O que está em jogo é o direito de defesa e a proteção de quem produz dentro da legalidade”, afirmou Helder.

Revisão

A comitiva, liderada pelo chefe do Executivo paraense, defendeu a suspensão imediata dos efeitos dessas medidas, a revisão dos procedimentos que geram bloqueios no Sigef, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e também dos critérios técnicos para diferenciar áreas em estudo e áreas com efetivo interesse fundiário. O objetivo é solucionar problemas gerados aos produtores rurais para obter financiamentos, licenciamento ambiental e a regularização fundiária.

Conteúdos relacionados:

“O Pará precisa de equilíbrio: quem produz precisa de segurança, e o meio ambiente precisa ser respeitado. É preciso encontrar um meio termo e o diálogo aberto ontem é um caminho para nos levar a um consenso. O desafio é grande, mas o caminho é o diálogo”, disse a deputada Elcione Barbalho (MDB-PA), que preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal, durante a reunião. “A gente quer que o Pará continue crescendo, gerando renda, mas sempre de mãos dadas com a responsabilidade ambiental”, completou.

Durante a reunião, a ministra Gleisi Hoffmann acenou positivamente ao pleito do governador, reconhecendo a gravidade dos impactos e se comprometendo a encaminhar as demandas aos órgãos competentes. A ministra demonstrou sensibilidade, tanto em relação à necessidade de revisão dos bloqueios automáticos decorrentes dos pedidos da Funai, quanto à forma dos embargos feitos pelo Ibama.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

“Saímos com o compromisso de encontrar soluções, para que nós possamos permitir que estas propriedades possam ser reativadas, para que possam produzir e garantir a preservação ambiental, e nós possamos, mais uma vez, buscar produzir, preservar e continuar juntos trabalhando pelo Pará”, destacou o governador do Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias