
Logo após subir pela escada rolante, já no segundo piso do shopping Pátio Belém, bairro Batista Campos, o visitante é imediatamente convidado a uma imersão na essência da Amazônia. A mostra fotográfica “Sustentável & Humano – Olhares sobre a biodiversidade e a sociedade na Amazônia”, uma realização do Grupo RBA, lançada na noite de sábado (24), propõe um olhar sensível e, ao mesmo tempo, provocador sobre as múltiplas conexões entre o ser humano e o meio ambiente amazônico.
São imagens feitas pelos repórteres fotográficos do DIÁRIO, que revelam o impacto das mudanças climáticas, o avanço das cidades, a resistência da floresta e os modos de vida de quem habita na região. A exposição é uma iniciativa como parte do projeto “RBA na COP” alinhada ao momento decisivo que antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Morre Sebastião Salgado, o mais renomado fotógrafo brasileiro
- Brasileiro Maycon Nunes participa de exposição em Nova York
- Influenciadora marajoara aposta em moda com fibras naturais
A gerente comercial do DIÁRIO DO PARÁ, Patrícia Tupinambá, destaca que o projeto vai além de uma simples exibição de imagens. “É de uma importância muito grande para nós estarmos podendo trazer esse evento mais próximo do público, sair um pouco da notícia e ir além da notícia. Dessa forma, a gente consegue conectar a informação, a arte, a cultura e também a consciência ambiental”, explica.
Com curadoria dos fotógrafos Octavio Cardoso e Alberto Bitar, a seleção reúne 20 fotografias de Alberto Bitar, Antônio Melo, Celso Rodrigues, Irene Almeida, Mauro Angelo, Octavio Cardoso, Ricardo Amanajás e Wagner Almeida, que traduzem não só a grandiosidade da natureza, mas também as marcas que a urbanização, o consumo e o próprio ser humano imprimem nesse território.
“Buscamos imagens que tinham, de certa forma, uma conexão com o que está acontecendo com o clima, com a expansão das cidades, com a natureza, que não deixa de ser importante”, ressalta Alberto Bitar. O processo de curadoria foi colaborativo e criterioso. “Teve fotógrafo que sugeriu e teve quem não sugeriu; depois, começamos a lembrar de outras fotos, até chegar no conjunto que eu e o Octávio escolhemos, chegando nessas 20 imagens”, detalha.
Entre as imagens que chamam a atenção está a obra do fotógrafo Ricardo Amanajás, que retrata um carro submerso em um canal de Belém, intitulada como “peixe urbano”, simbolizando de forma contundente o caos urbano e a relação, muitas vezes desordenada, entre o homem e seu ambiente.
Quer mais notícias de cultura? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
“De acordo com a nossa vida urbana, o que virou o nosso peixe hoje em dia são os automóveis, os carros. E o nosso peixe está demonstrando por esse carro de cabeça para baixo que caiu dentro d’água em uma correria do dia a dia”, descreve Amanajás, sobre a imagem captada em uma ocorrência registrada no canal da Pirajá.
Já o fotógrafo Antônio Melo traz um olhar mais contemplativo. Em uma de suas fotos, registrada por volta de 2010, ele flagrou um homem à beira da praia do Cruzeiro, em Icoaraci, em um momento de pura conexão com a natureza. “Essa foto foi entre uma pauta e outra. Nós paramos para admirar a beleza da praia. Era uma caída já de tarde, e eu parei para tomar uma água. Quando olhei, vi aquele camarada contemplando a natureza, olhando do nada para o nada, e registrei”, relembra.
SERVIÇO
A exposição “Sustentável & Humano” pode ser visitada gratuitamente até o dia 27 de maio, no shopping Pátio Belém, bairro Batista Campos, durante o horário de funcionamento do shopping. Em seguida, de 28 a 30 de maio, estará aberta no Shopping Metrópole, em Ananindeua.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar