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Por que o preço da gasolina continua alto nos postos?

Apesar da Petrobras ter anunciado a redução do valor do produto em suas refinarias, o preço ao consumidor final, pelo menos em Belém, ainda está o mesmo de antes. Entenda o motivo.

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Imagem ilustrativa da notícia Por que o preço da gasolina continua alto nos postos? camera Postos reclamam que não estariam recebendo o desconto das distribuidoras | ( Ricardo Amanajás/ Diário do Pará )

A Petrobras anunciou redução de R$ 0,17 na gasolina pura vendida em suas refinarias. Essa redução é reflexo da diminuição do preço do petróleo no mercado internacional. Contudo, muitos Postos estão sendo questionados sobre o repasse, mas não os receberam das Distribuidoras, inviabilizando a redução aos consumidores.

O mercado funciona da seguinte forma: após extração do petróleo, ele vai para a Refinaria que o transforma em combustível. O combustível da Refinaria (Petrobrás e outras) é vendido para as Distribuidoras, que adicionam os biocombustíveis e depois vendem aos postos. Os postos atuam no último elo da cadeia, comprando combustível das distribuidoras.

“O problema é que muitos postos têm reclamado que não estão recebendo os descontos das distribuidoras. O que mais influencia o preço no posto é o preço praticado pelas distribuidoras. Sem repasse de redução, é impossível ter redução na bomba”, diz Pietro Gasparetto, advogado do Sindicombustíveis-PA

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O mercado de distribuição de combustíveis no Brasil é muito concentrado, com 3 grandes distribuidoras dominando cerca de 70% do mercado, em regime de oligopólio. “Existe uma expressão na economia bastante comum para mercados oligopolizados que expressam a realidade do preço dos combustíveis no Brasil, que é: os preços sobem como foguetes e caem de paraquedas”, observa. Ou seja, quando há anúncio de elevação de preços pela Petrobras, imediatamente as Distribuidoras elevam os preços. Porém, quando há anúncio de redução, elas demoram para ser repassadas aos postos. “É importante que os órgãos de fiscalização e defesa do consumidor questionem das distribuidoras o motivo pelo qual não estão repassando a redução aos postos, evitando responsabiliza-los pela falta de redução de preços aos consumidores” recomenda Gasparetto.

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