plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PARTICIPE 🍬

Feira do cacau e chocolate vai até o dia 8 com entrada gratuita

Aberta ontem, em Belém, a Feira do Cacau e do Chocolate da Amazônia e Flor Pará dá ainda mais destaque ao Pará, que é o maior produtor de cacau do Brasil

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Feira do cacau e chocolate vai até o dia 8 com entrada gratuita camera Abertura da Feira contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan | (Mauro Ângelo / Diário do Pará

Começou ontem, 05, e segue até o dia 8 de junho a Feira do Cacau e do Chocolate da Amazônia e Flor Pará. O evento ocorre no Hangar Centro de Convenções, em Belém, das 16h às 22h. A entrada é gratuita mediante um quilo de alimento não perecível. A organização do evento é feita pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca do Estado.

A vice-governadora Hana Ghassan esteve presente na abertura do evento e comentou a importância da cadeia produtiva do cacau para o Pará. “Esse é um importante segmento do nosso Estado, que gera milhares de empregos, que agrega valor ao produto, que representa bem o que nós queremos. Nós queremos viver esse momento, mas queremos colocar o Pará na vanguarda da inovação. Da verticalização da economia, e esse segmento do cacau ele representa isso para o nosso estado do Pará”, afirma.

O Pará é o maior produtor de cacau do Brasil, sendo esta uma cadeia de produção importante por conta do valor ambiental gerado com as plantações do fruto, que ajudam a regenerar a floresta. “O cacau representa uma economia de mais de cinco bilhões de reais no ano, representa um grande volume que chega quase na metade de toda a produção de amêndoas do país, é aqui do Pará, e a gente tem muito orgulho do cacau paraense e a gente sabe que nós podemos ir muito mais longe”, completa Ghassan.

A entrada é gratuita mediante um quilo de alimento não perecível.
📷 A entrada é gratuita mediante um quilo de alimento não perecível. |(Mauro Ângelo / Diário do Pará

Conteúdos relacionados:

Alberto Oppata é presidente de uma cooperativa de agricultores de Tomé-Açú, nordeste do Pará. A entidade existe há mais de 90 anos, e uma linha de crédito governamental ajudou na verticalização e industrialização das matérias-primas produzidas por meio da agricultura familiar.

“O nosso objetivo de estar fazendo a parte aqui dessa feira primeiro é fixar a nossa marca Camta, que ela trabalha com um sistema economicamente viável e socialmente justo e ambientalmente correto. Esse apelo de fixar essa marca, fazer com que os nossos clientes passem por aqui, degustem o nosso produto, conheçam a nossa cooperativa”, conta.

Carlos Xavier, presidente da Faepa, afirma que o Pará tem potencial para ser o maior produtor de cacau do mundo. “Nós já somos o primeiro produtor de Cacau do Brasil e pelo território que nós temos, pelas vantagens que nós temos no estado do Pará com relação a clima, com relação a terra. Território com relação a água. Essas potencialidades vão fazer com que sejamos o primeiro produtor de cacau do mundo”, afirma.

“O cacau tem um fato da maior importância, sabe qual é? Eu não conheço outro produto que tenha pessoas apaixonadas. O cacau você tem um chocolate, então o que você produzir, transformar em chocolate, você tem demanda”, completa o presidente.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Crislane Carvalho, 30, é mestranda de administração. Natural de Parauapebas, de passagem por Belém, ela fez questão de conhecer a feira e comprar chocolates. “Eu acho incrível porque, de fato, essa iniciativa da Federação da Agricultura junto com todo o setor público incentiva a economia, incentiva o desenvolvimento do Estado, dá a percepção de valor do produto para pessoas que vêm de fora, então acho maravilhoso, necessário mesmo”, opina.

32 mil

Atualmente, o Estado conta com 32 mil produtores ativos de cacau, em quase 300 mil hectares de área plantada, de acordo com o censo agrícola do IBGE, divulgado no ano passado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias