plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
É DO PARÁ!

Bar de Belém vence o prêmio nacional Comida di Buteco 2025

A Confraria do Fraga, na Cidade Velha, foi a grande vencedora com o petisco "Capitão do Sertão de Virgulino Lampião e Maria Bonita"

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Bar de Belém vence o prêmio nacional Comida di Buteco 2025 camera Prato traz referências das culinárias nordestina e amazônica | (Divulgação/Confraria do Fraga)

A melhor comida de boteco do Brasil em 2025 tem sabor paraense com tempero nordestino. A Confraria do Fraga, localizada no bairro da Cidade Velha, no centro histórico de Belém, foi a grande campeã nacional do concurso Comida di Buteco com o petisco "Capitão do Sertão de Virgulino Lampião e Maria Bonita".

O prato vencedor conquistou jurados e público ao unir ingredientes emblemáticos do sertão nordestino com sabores típicos da Amazônia: carne-de-sol suína, baião-de-dois, jabá, jambu, queijo coalho e cheiro-verde — tudo empanado em cuscuz de chicória. Uma combinação autêntica e criativa que destacou a diversidade da culinária brasileira.

Conteúdo relacionado

Final em São Paulo e avaliação criteriosa

A final do concurso foi realizada na última terça-feira (1º), em São Paulo, reunindo os vencedores regionais dos 27 circuitos participantes. A escolha dos três melhores butecos do Brasil foi feita por um júri técnico composto por especialistas de diversas regiões, que avaliaram os petiscos com base em critérios como sabor, atendimento, higiene e temperatura das bebidas.

O Bar do Durante, de Campinas (SP), ficou com o segundo lugar, seguido pelo Nunes Bar, do Vale do Aço (MG), em terceiro.

Nesta edição, o Comida di Buteco bateu recorde de participação: foram mais de 1,5 milhão de votos registrados em todo o país — um reflexo da forte conexão entre os brasileiros e a cultura dos botecos.

Inspirado nas figuras icônicas de Lampião e Maria Bonita, o petisco da Confraria do Fraga traz elementos simbólicos da cultura nordestina e amazônica. O jambu, por exemplo, provoca a sensação de dormência na boca, típica da culinária paraense, enquanto o cuscuz com chicória adiciona frescor e textura à receita.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

25 anos de tradição e celebração

Criado em Belo Horizonte no ano 2000, o Comida di Buteco celebrou em 2025 sua 25ª edição com o tema “25 para Celebrar”. Cada participante foi desafiado a criar um petisco inédito, avaliado tanto pelo público quanto pelos jurados.

Com a vitória, a Confraria do Fraga não apenas conquista o título de melhor boteco do Brasil, mas também reafirma o lugar do Pará como referência na culinária brasileira de raiz.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias