
O trecho da Praia do Atalaia conhecido como Ponta da Sofia, em Salinópolis, nordeste paraense, tem recebido atenção especial durante todos os finais de semana do mês de julho. A área, que concentra a maior incidência de tartarugas marinhas para desova, está sob fiscalização rigorosa e ações educativas promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), em parceria com os órgãos de segurança pública, dentro da Operação Verão 2025.
Para proteger os ninhos e impedir o atropelamento dos animais, uma barreira física foi montada na altura do 3º atalho de acesso ao balneário, restringindo a entrada de veículos motorizados na faixa de areia, que está adjacente à Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural da Atalaia. No local, equipes do Instituto reforçam orientações a banhistas e motoristas, enquanto agentes da segurança pública atuam garantindo o cumprimento das medidas.
A estrutura tem recebido grande fluxo de famílias e veranistas, especialmente crianças, que participam de atividades lúdicas e educativas relacionadas à fauna costeira. Cartilhas informativas, desenhos para colorir e rodas de conversa compõem a programação.
“Essas atividades são importantes para que nossas crianças cresçam com consciência ambiental. Minha filha adorou aprender sobre as tartarugas e ficou encantada ao saber que elas vêm até aqui para botar seus ovos”, contou a professora Camila Rocha, que passava o fim de semana com a família no balneário.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Ações
Para a comerciante Eliane Monteiro, que levou os dois filhos para participar da ação educativa, a iniciativa merece aplausos. “É uma forma maravilhosa de ensinar brincando. Eles ficam curiosos, perguntam sobre os bichos, sobre o mar e ainda ajudam a cuidar. Agora meu filho quer ser ‘guarda da natureza’”, brincou.
As atividades de fiscalização e educação ambiental seguem ao longo de todos os fins de semana de julho, com ações permanentes no trecho interditado e presença constante de servidores do Ideflor-Bio e dos órgãos de segurança pública.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar