
Com a elevação da temperatura devido ao verão amazônico, cuidar da alimentação e manter boa hidratação é a chave para enfrentar o calorão e manter a saúde em dia. As frutas da temporada são aliadas importantes, pois são ricas em antioxidantes e auxiliam o sistema imunológico. O DIÁRIO conversou com uma especialista no assunto que dá dicas valiosas sobre os benefícios do consumo desses itens.
As frutas cítricas como a laranja, tangerina e acerola estão em alta nesse período. “O abacaxi e outras como a melancia e maracujá, são as frutas mais indicadas para serem consumidas no verão e a auxiliar na hidratação”, explica a nutricionista especialista em nutrição clínica, saúde do idoso e mestre em diabetes, Samara Queiroz. A quantidade indicada pela especialista é de 3 a 5 porções ao dia, inclusive em formato de suco, chopp ou suco verde, como o de abacaxi, couve e limão, que “vai ser riquíssimo em antioxidantes e vai auxiliar muito nessa hidratação”.
A nutricionista dá uma dica importante: consumir as frutas in natura para conseguir extrair o máximo de benefícios. “A laranja, por exemplo, a gente consome com o bagaço também, que tem uma boa quantidade de fibras, que auxilia na imunidade, intestino e para evitar a retenção de líquidos”. Consumir em forma de salada, frutas geladas ou como se fossem picolés, também são dicas para variar o consumo dos itens. Para estimular a hidratação, vale a pena consumir água aromatizada. Basta cortar as rodelas de abacaxi e colocar numa jarra com água e hortelã para consumir durante o dia.

Quer saber mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
A busca pelas frutas da temporada tem movimentado as feiras da capital. Na feira da Pedreira, por exemplo, o autônomo José Santos aproveitou para comprar abacaxi e a acerola. “Nessa época o abacaxi fica bem doce. A acerola eu sempre compro, pois tomo suco todos os dias”. Além dessas frutas, o feirante Nildo Moreira relata que a busca pela laranja e tangerina está alta.
“O cliente tem a opção de comprar ela inteira ou já cortada e embalada, pronta para o consumo.” A banana e a tangerina, por exemplo, o consumidor não tem trabalho, pois basta levar para a praia, tirar a casca e comer”, pontua. A alta procura pode elevar o preço, mas o feirante garante a qualidade e o frescor dos produtos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar