plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
RETORNO À SALA DE AULA 📖

Estudantes ganham kits e novos uniformes na volta às aulas em Belém

Nesta segunda-feira (14), alunos da rede municipal retornaram após o recesso de 15 dias e 62 mil materiais serão entregues aos pais e responsáveis. Prefeitura também anunciou reforma de diversas unidades de ensino

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estudantes ganham kits e novos uniformes na volta às aulas em Belém camera A entrega foi feita pelo prefeito Igor Normando. | (Celso Rodrigues/ Diário do Pará)

Estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares de Belém voltaram às aulas nesta segunda-feira, 14, após o recesso escolar de 15 dias. A alteração no calendário foi motivada pela realização COP30, em novembro, quando os estudantes terão um segundo período de férias. Na rede pública municipal, o retorno à sala de aula contou a entrega de 62 mil kits escolares aos alunos, adaptados para cada fase escolar.

O pontapé do segundo semestre foi na escola municipal Alzira Pernambuco, no bairro do Marco, unidade escolhida para apresentar o kit entregue pela Prefeitura de Belém. Segundo o secretário de educação, Patrick Tranjan, a proposta do material é acompanhar cada etapa de formação dos estudantes. Na educação infantil, por exemplo, o material possui mais giz de cera, lápis, caderno de desenho e caneta colorida. “No ensino fundamental, a gente começa a entrar com lápis grafite, borracha e apontador, que são instrumentos para essa etapa. Depois, quando a gente passa para o Fundamental II, a gente começa a entrar com mais caneta esferográfica”, explica.

Além de auxiliar os estudantes, a entrega vai dar um fôlego no orçamento das famílias. Mayara Silva é mãe da Pricilly, que estuda na Alzira Pernambuco desde os primeiros anos de vida. Para ela, os kits são importantes, pois “muitos pais que não tem condições de comprar um caderno, um lápis que seja e tem crianças que realmente precisam. Fico feliz porque cada um sabe de suas dificuldades financeiras”, afirma. Uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA), feita no início de 2025, apontou que o aumento nos preços do material escolar foram quase generalizados, com itens custando 30% a mais.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

MAPEAMENTO

Segundo a Prefeitura, a concessão do material escolar aos estudantes da capital representa um momento histórico. “É a primeira vez na história que toda rede municipal vai receber não só uniformes com o tamanho certo para cada estudante, como também um kit escolar completo. Isso não só aumenta a autoestima do estudante, mas garante o melhor aproveitamento dentro de sala de aula”, frisou o prefeito de Belém, Igor Normando.

O chefe do Executivo Municipal também afirmou que a prefeitura realiza um mapeamento de unidades de ensino que precisam de reforma e infraestrutura adaptada para a realidade educacional de hoje, com salas de informática e tecnologia. “A gente já entrou em reforma em mais de 20 escolas e vamos construir mais duas unidades que serão escolas modelo. A partir de agora as escolas construídas pelo município terão tudo que há de mais moderno”, finalizou Igor Normando.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias