
Lançada no dia 27 de junho, a Operação Verão Seguro 2025 já apresenta resultados positivos na segurança pública do Pará. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), houve uma queda de 22% nos casos de roubo e de 55% nos registros de furto, em relação ao mesmo período do ano passado. No total, o número de ocorrências caiu de 5.377 em 2024 para 4.170 em 2025, uma redução de 1.200 crimes.
A estratégia da operação mobiliza 7.358 policiais militares em locais turísticos e em áreas de grande circulação. Além do efetivo reforçado, a estrutura inclui 223 viaturas entre carros e motocicletas, patrulhamento aéreo e fluvial, e centros de comando integrado, que permitem o monitoramento em tempo real das ações de segurança.
O foco está na prevenção e no aumento da segurança para moradores e visitantes. “Temos buscado reforçar o policiamento ostensivo e atuar com inteligência para garantir um verão mais tranquilo para todos”, afirmou o chefe do Departamento Geral de Operações, coronel Getúlio Rocha. “Com os primeiros resultados positivos, a expectativa é de que os índices de criminalidade continuem em queda até o fim da operação, programada para agosto, acompanhando o fluxo de turistas no Pará”, completou o coronel Getúlio Rocha.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
E para quem optou ficar em Belém, o policiamento não reduziu, nem foi prejudicado com o deslocamento do efetivo para o reforço operacional nos principais balneários. Na região metropolitana o policiamento continua com o mesmo efetivo ordinário e o mesmo planejamento operacional, com destaque para operação “Polícia mais forte“, que intensifica a ação de presença do policiamento nos horários de 17h às 23h, nas principais vias e locais de maior fluxo de pessoas, momento em que a população está retornando para casa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar