
Com buzinas, fitas coloridas e orações, motoristas de Belém se preparam para mais um ano de homenagem a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes. A tradicional carreata, que chega à sua 112ª edição, será realizada nesta sexta-feira, 25 de julho, com saída prevista logo após a missa das 18h30 no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima.
A festividade é organizada atualmente pelo grupo Amigos de São Cristóvão. Um dos coordenadores, Hermínio Calvinho Neto, mantém viva a tradição herdada do pai e do avô. Segundo ele, a expectativa é de que ao menos 30 veículos participem do cortejo.
“Meu pai e meu avô foram da procissão e eu continuo com ela. Faço parte há 14 anos. Além de amor e carinho, representa respeito e agradecimento. Eu sofri um acidente, faz uns 20 anos, e fiquei intacto”, conta.
A imagem de São Cristóvão usada na carreata é a mesma trazida de Portugal em 1913, quando teve início a devoção pública em Belém. Inicialmente, a festividade era organizada pela extinta União Beneficente dos Chauffers do Pará. Depois, o Sindicato dos Rodoviários assumiu a responsabilidade. Atualmente, a missão está nas mãos do grupo Amigos de São Cristóvão.
A cada ano, Hermínio diz que o tema permanece o mesmo: “a proteção aos motoristas e a todo mundo que vive do transporte”. O cortejo percorre um longo trajeto que parte da rua Antônio Barreto até chegar à Igreja de Santo Agostinho, na avenida Tucunduba.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Segundo ele, apesar de o santo não ter uma paróquia própria em Belém, a imagem permanece sob os cuidados da família Carvalho, que há 30 anos só a coloca nas ruas durante o período da festividade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar