
Em um cenário de urgência global frente à crise climática, a floresta amazônica volta ao centro das discussões sobre o futuro do planeta. Nesse contexto, o Pará tem assumido protagonismo nesse debate.
Durante um evento paralelo ao Expert XP 2025, nesta sexta-feira (25), em São Paulo, o governador Helder Barbalho participou do painel “Diálogo sobre protagonismo subnacional em clima e florestas”, ao lado de autoridades ambientais e do ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
O encontro reuniu representantes da GCF Task Force, uma coalizão internacional de estados e províncias de florestas tropicais que atuam por soluções sustentáveis e justiça climática.

Helder Barbalho, que preside o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, defendeu que preservar a floresta é inseparável de preservar os povos que nela vivem. “O mundo precisa compreender que colaborações ambientais precisam ter a reciprocidade da colaboração social”, afirmou o governador.
Avanços e desafios na Amazônia
Barbalho também destacou os resultados da política ambiental do Pará, como a redução em 70% o índice de desmatamento entre 2018 e 2025, queda que, segundo o governador, é fruto do combate firme às ilegalidades e de investimentos em uma nova economia, baseada na bioeconomia e na valorização da floresta em pé.
Além de apresentar as ações do Pará, o governador aproveitou para convidar Arnold Schwarzenegger para a COP30, que será realizada em Belém em novembro de 2025. O evento é visto como uma oportunidade estratégica para ampliar o engajamento global em torno da agenda ambiental da Amazônia.
Schwarzenegger, que tem forte atuação na pauta climática, destacou o papel dos governos subnacionais nesse processo. “São eles que estão mais próximos das pessoas e dos territórios. São eles que fazem acontecer”, disse.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
O evento contou ainda com a presença de outros governadores da Amazônia Legal, reforçando o papel coletivo da região na construção de um futuro mais justo e sustentável.
Veja o vídeo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar