
O Dia dos Pais, que este ano é comemorado no dia 10 de agosto, deve movimentar R$ 27,1 bilhões no comércio e serviços. É o que aponta um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, fornecedora global de estudos de mercado.
De acordo com a pesquisa, 65% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Isso significa que aproximadamente 106,3 milhões de pessoas residentes nas capitais devem ir às compras, uma redução nominal de 4,6 milhões de compradores em relação a 2024. Seis em cada dez consumidores (62%) acreditam que os produtos estão mais caros este ano; já 32% afirmam que estão na mesma faixa de preço e 6% estão mais baratos. A pesquisa aponta que o valor médio dos gastos será em torno de R$ 255.
“A pesquisa mostra uma pequena queda no número de consumidores que irão às compras, reflexo do momento delicado em relação à economia do país. Mesmo com a queda, a data terá uma importante movimentação no comércio. A expectativa é de lojas cheias nos próximos dias em todo o Brasil”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (44%), seguidas de perfumes e cosméticos (34%), calçados (31%) e acessórios (18%), como meias, cintos, óculos, carteiras e relógios.
No ranking de faturamento, considerando apenas as datas comemorativas, o Dia dos Pais é o quarto momento mais significativo para o comércio, ficando atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, segundo o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas Belém).
No shopping localizado na travessa Padre Eutíquio, no bairro Batista Campos, lojistas se preparam para a data. Já é possível ver em algumas lojas decorações e painéis relacionados à temática de Dia dos Pais, um aquecimento para chamar a atenção dos clientes para a próxima semana.
David Silva, 27, é gerente há um ano da Taco, loja especializada em vestuário masculino. De acordo com ele, a procura pelas peças deve se intensificar na próxima semana. Para este momento, David explica que a equipe passou por treinamento como forma de aprimorar o atendimento ao cliente.
“Geralmente, as camisas básicas, polos e calças jeans são as peças que mais têm saída. Trouxemos novas tendências e novidades para que os pais sejam bem presenteados. Para nós, é a segunda data comemorativa mais importante do ano”, explica.
Lojistas do ramo dos calçados também estão otimistas para o Dia dos Pais. Há quatro anos como gerente da loja Havaianas, Joyce Arruda, 29, informa que a rede especializada em chinelos e sandálias investiu em novas coleções, tudo para deixar os pés dos pais mais estilosos.
“Não importa o modelo, as cores preferidas são preta e azul marinho. Estamos com boas expectativas para este ano. Inclusive, o shopping costuma estender o horário de funcionamento justamente para atender ao público por mais tempo”, comenta Joyce Arruda.

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Pesquisa
- A maioria dos consumidores (76%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (46%) e no cartão de débito (18%). Por outro lado, 39% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (30%). Em média, serão feitas 3,4 prestações.
- A maioria dos entrevistados (76%) pretende realizar as compras em estabelecimentos físicos, principalmente em shoppings centers (31%), lojas de departamento (18%) e shoppings populares (15%). Mas 43% pretendem comprar pela internet, sobretudo aplicativos (70%), sites (65%) e Instagram (19%).
- A vontade de retribuir o carinho e o esforço do pai (37%), considerar que o presente é um gesto importante (30%) e ter o costume de presentear pessoas queridas (25%) são os principais motivos apontados pelos entrevistados que comprarão presentes no Dia dos Pais.
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