plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ACONTECIMENTO RARO

VÍDEO: Baleia é encontrada morta em praia no Marajó

Moradores de Chaves, no Marajó, encontram uma baleia morta na praia.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia VÍDEO: Baleia é encontrada morta em praia no Marajó camera Baleia encontrada morta no Marajó: causa ainda é desconhecida. | Reprodução/Redes Sociais

Em meio à paisagem tranquila e isolada do Arquipélago do Marajó, onde a rotina dos moradores se confunde com o ritmo das águas e o canto dos pássaros, uma cena fora do comum interrompeu a calmaria na Ilha de Viçosa nesta semana. A vida pacata, marcada pela pesca e pelas tradições ribeirinhas, deu lugar à perplexidade de um acontecimento raro — e triste.

Moradores da Ilha de Viçosa, no município de Chaves, no Arquipélago do Marajó, foram surpreendidos por uma cena inusitada: uma baleia, de espécie ainda não identificada, foi encontrada morta na faixa de areia, em frente à Fazenda Periquito.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

O aparecimento do animal causou estranheza e grande comoção entre os moradores da região, que registraram o momento por meio de fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais. Alguns, inclusive, se aproximaram para observar de perto o corpo do mamífero marinho, que media vários metros de comprimento.

A causa da morte da baleia ainda é desconhecida e caberá aos órgãos ambientais competentes investigar o caso, identificar a espécie e avaliar se o animal apresentava sinais de ferimentos, doenças ou encalhe acidental.

Quer mais notícias de curiosidades e outros assuntos? Acesse nosso canal no WhatsApp!

O DOL entrou em contato com a Prefeitura de Chaves, mas ainda não obteve retorno sobre detalhes da situação envolvendo a baleia encontrada morta.

OUTROS CASOS JÁ REGISTRADOS NO MARAJÓ

Apesar de não ser algo comum para os moradores marajoaras, o encalhamento de baleias, como aconteceu em Chaves, não é raro. Em 2019, uma baleia da espécie jubarte, foi encontrada morta na praia do Araruna, litoral do município de Soure, no Marajó. Era um macho quase adulto. O imenso animal tinha oito metros e foi encontrado no dia 22 de fevereiro daquele ano.

Em Chaves também foram registrados casos similares. Desde 2021, essa é a terceira vez que uma baleia encalha na região. Em fevereiro daquele ano, uma baleia, da espécie Bryde, de 9,5 metros de comprimento, também se perdeu de sua rota e ficou encalhada no litoral. No mês de dezembro do mesmo ano, novamente, uma baleia, da espécie FIN, com16,5 metros de comprimento, encalhou na costa de dentro da ilha Caviana, nas proximidades do Rio Pocotó. Na ocasião, até tentou-se resgatar o animal, que ainda estava com vida, porém, não resistiu e acabou morrendo.

O QUE ACONTECE QUANDO A BALEIA MORRE

Quando uma baleia morre, a carcaça pode ter destinos diferentes dependendo do local e das circunstâncias. Em geral, ela pode afundar, flutuar e até mesmo ser consumida por outros animais.

No entanto, quando a baleia morre na superfície, vale ressaltar a importância de manter distância da carcaça, especialmente aquela em decomposição, devido ao risco de explosão e à possibilidade de transmissão de doenças.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias