
Durante todo o mês de julho, equipes dos órgãos de segurança do Pará estiveram realizando ações nos principais balneários dos municípios paraenses. Um dos órgãos atuante nesse período foi o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que teve a missão de garantir a segurança no trânsito.
O Detran concluiu a Operação Verão 2025 com saldo positivo em relação ao comportamento dos condutores nas rodovias. O órgão avalia que os motoristas que utilizaram a estrada no mês de julho estão mais prudentes, principalmente com relação ao uso do cinto de segurança por todos os ocupantes dos veículos, e do capacete pelos motociclistas.
Neste ano, mais de 80 agentes realizaram abordagens educativas em Salinópolis, Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém), Bragança, Moju, Barcarena e Abaetetuba, além da capital. Concluída em 30 de julho, a Operação educativa teve como foco orientar e prevenir os veranistas quanto aos fatores de risco para acidentes.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Detran inicia nova fase do CNH Pai D’égua para mães atípicas
- Atendimento da Sefin muda de endereço; veja como ter acesso aos serviços
Em Salinópolis, um dos destinos mais procurados no mês de julho, as ações de educação viária ocorreram nas vias públicas, na faixa de areia e nas áreas de lazer com maior movimentação de veículos e pessoas. Orientações sobre maré alta, travessia na faixa de pedestre e comportamento seguro ao conduzir o veículo foram repassadas aos frequentadores, com o objetivo de salvar vidas.
Minicircuito - As equipes também realizaram uma programação especial para crianças e responsáveis na carreta do minicircuito itinerante, com programação lúdica sobre comportamento seguro no trânsito desde a primeira infância. “Em Salinópolis, a receptividade em geral foi grande. O que mais percebemos é que, em relação aos últimos três anos, praticamente a totalidade das pessoas abordadas estava usando o capacete e o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro, o que evidencia o resultado positivo da insistência das ações do órgão ao longo dessas operações”, avaliou o agente de Educação César Mayrinck.
Na PA-391, rodovia que liga o centro de Belém à Ilha de Mosqueiro, as ações educativas foram diversificadas, e se concentraram nos postos de fiscalização do Detran em Benevides e Santa Bárbara do Pará, e nas praias da ilha, devido ao tráfego intenso de veículos.
“É notório que mudou de forma bem radical a cultura de uso do cinto de segurança no banco de trás nas últimas operações. As pessoas estão entendendo essa obrigatoriedade e a importância desse equipamento para a segurança de todos, não apenas para o motorista e passageiro do banco dianteiro. Da mesma forma o uso do capacete. Observamos que todos estavam usando esse importante item de segurança, inclusive com a viseira baixada e a cinta jugular afivelada”, informou o agente de Educação Lucas Lima.
Corta pipa - Outra importante orientação intensificada pelos agentes no período de férias foi o uso da antena corta pipa, instrumento de segurança recomendável principalmente para motociclistas, com o objetivo de evitar sinistros de trânsito ocasionados por linha chilena e linha com cerol. Durante a Operação Verão não houve registro de ocorrências dessa natureza onde o Detran atuou.
Apesar dos avanços com relação à atenção dos motoristas aos principais fatores de risco, os agentes consideram que há comportamentos que ainda precisam melhorar em todos os locais onde o Detran vem atuando, entre eles o excesso de passageiros e o não uso dos dispositivos de retenção para crianças. “Em várias ocasiões tivemos que acionar a fiscalização e realizar o transbordo do passageiro excedente. Houve casos também em que flagramos veículos com a cadeirinha no porta-malas e a criança solta no veículo. São atitudes de altíssimo risco, que ainda ameaçam a vida nas estradas e precisam ser corrigidas”, enfatizou Lucas Lima.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Nos 30 dias da Operação Verão 2025, as equipes de educação alcançaram 70.910 pessoas, com a abordagem de 17.803 veículos nos sete municípios onde o órgão participou das ações. Ainda de acordo com o relatório do Detran, em Salinópolis e Santa Bárbara do Pará, que está na rota para Mosqueiro, os homens representaram a maioria dos condutores de veículos, enquanto em Abaetetuba, Barcarena, Bragança e Moju o número de mulheres condutoras de carros e motos foi superior ao dos homens.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar