plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
RELIGIÃO

Papa Leão XIV aceita renúncia de Dom Alberto Taveira. Veja quem será o novo arcebispo

Papa Leão XIV aceitou renúncia de Dom Alberto Taveira e nomeou Dom Julio Akamine como novo arcebispo de Belém do Pará, renovando a liderança pastoral na região.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Papa Leão XIV aceita renúncia de Dom Alberto Taveira. Veja quem será o novo arcebispo camera Em 30 de dezembro de 2009, Dom Alberto foi nomeado como o 10º arcebispo Metropolitano de Belém, Pará, pelo Papa Bento XVI. | Divulgação

Belém do Pará vive nesta terça-feira, 06 de agosto de 2025, um momento significativo em sua história religiosa. Em meio aos desafios contemporâneos enfrentados pela Igreja na Amazônia — desde a defesa da Casa Comum até a preparação para grandes eventos como a COP 30 —, uma importante mudança de liderança pastoral renova os ventos de fé na capital paraense.

O Papa Leão XIV acolheu oficialmente o pedido de renúncia de Dom Alberto Taveira Corrêa ao governo da Arquidiocese de Belém, conforme previsto no Código de Direito Canônico, ao atingir a idade limite de 75 anos.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Quem será o novo arcebispo?

Com a aceitação da renúncia, Dom Julio Endi Akamine, SAC, assume imediatamente como o 11º Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará.

Conhecido por seu perfil pastoral dialogante e profundo compromisso com a evangelização, Dom Julio terá agora a missão de conduzir o povo de Deus nesta região marcada por intensa religiosidade popular, notadamente expressa no Círio de Nazaré — a maior manifestação católica do país.

Dom Alberto Taveira Corrêa, que se torna Arcebispo Emérito, permanecerá residindo em Belém e seguirá exercendo seu ministério episcopal. Ele já se encontra à frente da presidência da Comissão Arquidiocesana da Santa Sé para a COP 30, evento de importância global a ser sediado em Belém, e continua liderando os preparativos para o Círio de Nazaré 2025.

Em 30 de dezembro de 2009, Dom Alberto foi nomeado como o 10º arcebispo Metropolitano de Belém (PA) pelo Papa Bento XVI. Sua posse ocorreu em 25 de março de 2010

DOM JULIO AKEMI

Com a aceitação do pedido, Dom Julio Endi Akamine, SAC, foi nomeado o 11º Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará. A nomeação marca a chegada de um pastor com sólida formação acadêmica, ampla experiência pastoral e forte ligação com a vida religiosa consagrada.

Nascido em 30 de novembro de 1962, na cidade de Garça (SP), Dom Julio ingressou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) em 1975 e foi ordenado sacerdote em 1988. É mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Ao longo de sua trajetória, exerceu funções como pároco, reitor de seminário, formador e professor de Teologia, além de ter atuado como Reitor Provincial da Província Palotina São Paulo Apóstolo entre 2008 e 2011.

Em 2011, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, com atuação como Vigário Episcopal da Região Lapa. Já em 2016, foi elevado a Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, tornando-se o quinto bispo e terceiro arcebispo da história daquela arquidiocese.

Seu lema episcopal, “Bonum Facientes Infatigabiles” – “Não vos canseis de fazer o bem” – expressa o espírito incansável de serviço que marca sua caminhada e deverá orientar agora sua missão junto ao povo paraense.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias