plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
GAECO-MPPA

Justiça estadual recebe denúncias contra facções no Pará

O GAECO do MPPA apresenta denúncias contra facções no Pará, destacando a importância do combate ao crime organizado e suas ações estratégicas.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Justiça estadual recebe denúncias contra facções no Pará camera De acordo com o MPPA, o trabalho investigativo conduzido pelo GAECO permitiu identificar integrantes e colaboradores do PCC no estado. | (Divulgação/MPPA)

Reforçar a segurança da população com trabalhos voltados para a proteção contra diversos tipos de crimes é um compromisso de órgãos públicos voltados a essa esfera. Para isso, o trabalho integrado com agentes de segurança é fundamental.

A Vara de Combate ao Crime Organizado (VCCO) recebeu, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, duas denúncias criminais formuladas pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). As ações são resultado de investigações que apontam o envolvimento de dez pessoas com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), considerada a maior organização criminosa do País.

De acordo com o MPPA, o trabalho investigativo conduzido pelo GAECO permitiu identificar integrantes e colaboradores do PCC no estado. A facção, conhecida pelo seu alto número de membros e poder bélico, tem atuação consolidada em diversas regiões do Brasil e está envolvida em uma série de crimes previstos na Lei nº 12.850/2013, que trata das organizações criminosas, além de outros delitos conexos.

As denúncias oferecidas à Justiça visam responsabilizar criminalmente os investigados por sua participação nas atividades da facção. A atuação do GAECO integra o esforço institucional de enfretamento ao crime organizado e à criminalidade violenta no Pará.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Atuação do GAECO no Pará

A atuação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) no Pará tem se consolidado como uma das principais frentes do Ministério Público Estadual (MPPA) no enfrentamento a organizações criminosas. Formado por promotores de Justiça, agentes de segurança pública e servidores especializados, o grupo atua de forma estratégica na investigação e repressão de crimes de alta complexidade, como tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro, milícias e facções criminosas, como o PCC.

O GAECO opera com base em um modelo de atuação integrada, que permite o intercâmbio de informações entre diferentes órgãos de inteligência e segurança pública. Esse trabalho colaborativo é essencial para desmantelar estruturas criminosas que operam com alto grau de organização, uso de tecnologia e ramificações em diversos setores da sociedade. Com apoio técnico, análise de dados e escutas autorizadas pela Justiça, o grupo consegue avançar em investigações que exigem discrição e precisão.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

No Pará, o grupo tem desempenhado papel central em operações que revelaram a infiltração de facções em unidades prisionais, envolvimento de agentes públicos com o crime organizado e esquemas de corrupção ligados a licitações e contratos públicos. Essas ações resultaram no cumprimento de dezenas de mandados de prisão e busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores obtidos de forma ilícita.

Além da repressão, o GAECO também atua preventivamente, monitorando movimentações suspeitas e colaborando com outros setores do Ministério Público para sugerir medidas legislativas e administrativas que reduzam a vulnerabilidade do sistema público ao crime organizado. A atuação preventiva busca evitar que organizações criminosas se fortaleçam ou se estruturem dentro de instituições públicas ou privadas.

Por meio de sua atuação técnica e especializada, o GAECO tem compromisso com a segurança e proteção da sociedade. Sua presença ativa em operações complexas tem contribuído para enfraquecer o poder de facções criminosas no estado, ampliando a capacidade do Estado em oferecer respostas firmes e efetivas ao avanço do crime organizado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias