
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), integrada com as demais forças do Sistema de Segurança do Estado, apresentou ontem (5), o balanço final das ações desenvolvidas durante a “Operação Verão 2025”. Mais de 9 mil agentes públicos reforçaram as atividades em 50 localidades do Pará, com objetivo de garantir a segurança dos veranistas e turistas que aproveitaram o mês de julho nas praias e balneários mais procurados pelos paraenses.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, foram registradas reduções nos indicadores dos crimes de roubo e furto no Pará, quando comparados com o verão de 2024. Segundo os números, houve uma redução de 14,8% e 12,5%, respectivamente, quando relacionados com o período do verão do ano passado.
Em 2024 foram registrados 4.935 casos de furto, e em 2025 foram computadas 4.206 ocorrências. Já em relação ao crime de roubo, no ano de 2024 foram registrados 1.821 casos, já este ano o número de ocorrências baixou para 1.593 casos.
“Este ano tivemos um verão atípico, em razão das férias escolares dos alunos da Região Metropolitana de Belém terem o período de férias escolares reduzido. Desta forma nossas ações se concentraram nas 50 localidades do Estado e com isso tivemos um veraneio mais tranquilo. Cumprimos algumas medidas previamente estabelecidas, como o controle dos horários de permanência de carretinhas e carros de som nas praias em Salinópolis, bem como as fiscalizações para o não uso de garrafas de vidro na faixa de areia e a continuidade das ações de prevenção quanto a proibição das linhas de cerol. Nossas equipes atuaram também na ostensividade com rondas e fiscalizações diariamente, afim de combater os atos criminosos, bem como, a fiscalização de bares e restaurantes funcionando dentro dos padrões estabelecidos por lei”, pontuou o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Produtividade
Entre as ações desenvolvidas nas localidades que receberam o reforço da Operação Verão, destacam-se a atuação das Polícias Civil e Militar, que de forma integrada, atuaram nas fiscalizações de estabelecimentos comerciais.
Durante o mês de julho foram fiscalizados 9.242 estabelecimentos comerciais, destes, 460 estabelecimentos foram intimados e 534 fechados. As equipes realizaram também cerca de 564 abordagens à locais e estabelecimentos com denúncia de poluição sonora. Foram realizadas também 654 prisões, instaurados 452 procedimentos, cumpridos 102 mandados de prisões, recapturados 28 foragidos da justiça, e ainda, apreendidos 70.820kg de entorpecentes.
Durante todo o mês de julho às equipes do Corpo de Bombeiros realizaram 41.330 orientações e ações sociais, além de 535 atendimentos pré-hospitalares. As equipes distribuíram também 7.262 pulseiras de identificação de criança, e ainda foram localizadas 201 crianças perdidas dos seus responsáveis
Para saber mais, acesse a edição eletrônica do Diário do Pará
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar