
Na noite em que a cidade já se preparava para dormir, o Mangueirão ganhou novas cores. O roxo suave que iluminou suas arquibancadas e torres não foi escolhido ao acaso: era o lilás da esperança, do enfrentamento e da memória de uma lei que transformou a luta contra a violência de gênero no Brasil.
O Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, em Belém, foi iluminado nesta quinta-feira (7) como parte das ações do Governo do Estado na campanha Agosto Lilás. A homenagem marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, um dos marcos mais importantes na proteção das mulheres brasileiras. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e busca reforçar a função dos espaços esportivos como locais de cidadania, conscientização e inclusão.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Ingressos para o show de Ivete no Mangueirão esgotam em menos de 2h
- SuperNorte deve movimentar R$ 75 milhões em negócios. Veja como participar!
- Preço baixou, mas açaí continua caro e pesa no bolso do paraense
“A iluminação lilás no Mangueirão é mais do que uma homenagem, é um símbolo do nosso compromisso com a luta pelo fim da violência contra a mulher. Celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha é reafirmar a importância desse instrumento de proteção e respeito às mulheres. Fazer este ato simbólico é contribuir com uma mensagem de conscientização por meio do esporte e dos nossos equipamentos públicos”, afirmou o titular da Seel, Cássio Andrade.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

EMOÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
O gesto emocionou quem trabalha diariamente no estádio. Para Carmem de Paula, assessora da Diretoria de Eventos e Marketing da Seel, a ação reforça a urgência da mobilização social. “Hoje me senti emocionada e com um sentimento de força na alma ao ver a foto do Mangueirão iluminado de lilás. Como ativista do movimento, esse ato representa muito para todas as mulheres. Quanto mais consciência a sociedade tiver, mais empoderamento teremos. Apesar dos avanços, a lei sozinha não consegue mudar o cenário de violência, sendo necessário um trabalho de conscientização e mudança cultural”, disse.
O diretor do Mangueirão, Maurício Bororó, também destacou o valor simbólico da homenagem: “Esse ato simbólico representa a luta e o enfrentamento contra a violência doméstica, sexual, verbal e física contra as nossas mulheres, mães e filhas. E ver o Mangueirão todo lilás me emociona.”
AGOSTO LILÁS
A campanha Agosto Lilás atua na conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher, abordando diferentes tipos de agressão – física, sexual, psicológica, moral e patrimonial – e divulgando canais de denúncia, como o Ligue 180, serviço gratuito e sigiloso disponível 24 horas, e o aplicativo Direitos Humanos Brasil.
Criada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha prevê medidas protetivas e tipifica as várias formas de violência de gênero. A iluminação especial do Mangueirão, que começou às 18h e seguiu até 1h desta sexta-feira (8), foi um lembrete visual de que a luta pela igualdade e pelo respeito ainda precisa ser iluminada todos os dias.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar