plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Governo do Pará reforça defesa do derrocamento do Pedral do Lourenço

Governo do Pará defende derrocamento do Pedral do Lourenço para modernizar infraestrutura e impulsionar economia, reduzindo custos e emissões.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Governo do Pará reforça defesa do derrocamento do Pedral do Lourenço camera No último sábado (16), em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Helder Barbalho reforçou o compromisso do Estado com o projeto. | Divulgação

O Governo do Pará voltou a defender o derrocamento do Pedral do Lourenço, no rio Tocantins, como uma obra essencial para o desenvolvimento econômico da região Norte e para a modernização da infraestrutura logística do Brasil. A proposta visa tornar o trecho navegável durante todo o ano, consolidando a Hidrovia Tocantins-Araguaia como um dos principais corredores de escoamento da produção nacional.

Para garantir a execução do projeto, o Estado encaminhou um ofício ao governo federal e ao Ministério do Meio Ambiente, destacando que o empreendimento já conta com licença ambiental concedida pelo Ibama. No documento, o governo estadual ressalta que se trata de uma demanda histórica, fundamental para ampliar a competitividade, gerar empregos e reduzir custos logísticos.

Com a viabilização da hidrovia entre Marabá e Barcarena, estima-se que o modal poderá transportar entre 20 a 60 milhões de toneladas de carga por ano. Isso representa o potencial de retirada de até 500 mil viagens de caminhão das rodovias da região, o que contribuiria para a redução de acidentes, menor desgaste das estradas e diminuição das emissões de poluentes, já que o transporte hidroviário é até 20 vezes menos poluente que o rodoviário. Além disso, os custos logísticos podem cair até 30%, beneficiando diretamente produtores, exportadores e toda a cadeia econômica envolvida.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

No último sábado (16), em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Helder Barbalho reforçou o compromisso do Estado com o projeto. Ele destacou o esforço para garantir o licenciamento ambiental e a navegabilidade permanente do rio Tocantins, além de se posicionar contra a proposta de criação de uma nova área de proteção ambiental na região do Pedral, medida que, segundo ele, "pode comprometer um projeto considerado estratégico, sustentável e estruturante para o Pará e para o Brasil".

Veja o vídeo:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias