
A 28ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que abriu no último sábado (16) e segue até o próximo dia 22, em Belém, no Hangar, será palco de um momento especial para a literatura do Pará: o relançamento de “Senhora das Águas”, clássico de Salomão Larêdo, publicado originalmente nos anos 1980 e que nunca havia sido reeditado. O encontro de lançamento com o autor está marcado para a próxima quinta-feira, 21 de agosto, às 17h, no box da Larêdo Editora (estande 198).
Muito bem avaliado desde a sua primeira edição, o livro recebeu Menção Honrosa da Academia Paraense de Letras no concurso de poesia de 1982 e se tornou uma das obras mais queridas do escritor. Ao longo de mais de quatro décadas, porém, permaneceu fora de catálogo, criando uma grande demanda de leitores e pesquisadores pelo relançamento. A retomada foi incentivada pelo professor Paulo Nunes, da Universidade do Estado do Pará e da Universidade da Amazônia, que assina o prefácio da nova edição.
Conteúdo Relacionado
- Beco dos Artistas é destaque na 28ª Feira Pan-Amazônica
- O que são os patos literários que viraram febre da Feira do Livro
Para a Larêdo Editora, responsável pela publicação, trazer novamente a obra ao público é também uma ação de alcance social, promovendo o acesso à literatura amazônica no estado e fora dele.
Inspirado no Círio de Nazaré, o livro reúne cinco longos poemas cuja personagem central é Nossa Senhora de Nazaré. Os versos se passam durante a festa e seus preparativos, retratando o encantamento do caboclo e do ribeirinho que chegam à capital para participar da celebração.
A figura simbólica da “Senhora das Águas” surge como condutora do rio Amazonas, trazendo consigo as energias do interior e transportando as embarcações que se dirigem a Belém no período do Círio. Ao mesmo tempo, a obra dá voz ao povo simples, muitas vezes anônimo na multidão, revelando experiências pessoais e coletivas em meio à grandiosidade do evento religioso.
Para Salomão Larêdo, o relançamento tem um significado ainda mais especial, já que a primeira edição do livro foi dedicada ao filho que estava prestes a nascer, Filipe, hoje editor da Larêdo Editora. “É uma emoção muito grande ver este trabalho relançado por meu filho. Quando escrevi ‘Senhora das Águas’, eu tentava registrar o olhar de quem vinha do interior e se encantava com a grandiosidade do Círio. Agora, tantos anos depois, este livro pode chegar às novas gerações, que terão contato com um pedaço da história da nossa literatura e da nossa cultura”, disse o autor.
A nova edição preserva o conteúdo original, mas apresenta uma novidade: o prefácio inédito de Paulo Nunes. As ilustrações criadas pelo artista plástico Emmanuel Franco, seguirão dando vida ao livro, mas agora também disponíveis em pôsteres que serão comercializados durante a feira. O projeto gráfico e a diagramação ficaram a cargo de Fernando Sette.
O relançamento durante a Feira do Livro foi uma decisão estratégica da editora, que participa do evento pela segunda vez e já planeja lançar novas obras de Salomão Larêdo em 2026.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Para o editor Filipe Larêdo, o momento simboliza não apenas a valorização do mercado livreiro do Pará, mas também a oportunidade de destacar a visão poética do Círio de Nazaré diante da mídia nacional e internacional. “Acreditamos que relançar ‘Senhora das Águas’ na feira é uma forma de reafirmar a importância dessa obra para a identidade cultural do Pará e oferecer ao público um olhar literário sobre a fé e a vivência do nosso povo”, afirmou.
SERVIÇO
Relançamento do livro ‘Senhora das Águas’, de Salomão Larêdo
Local: Estande 198 – Box da Larêdo Editora
Dia: quinta-feira, 21 de agosto;
Horário: 17h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar