
A saúde bucal vai muito além de manter os dentes brancos e o hálito fresco. Segundo a ortodontista paraense Dra. Tayssa Tenorio, da clínica Ortodontia N1, um dos principais pilares da odontologia preventiva é a realização periódica de limpezas dentais profissionais, fundamentais para evitar doenças inflamatórias como a gengivite.
A gengivite é uma inflamação na gengiva causada, principalmente, pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Se não tratada corretamente, pode evoluir para periodontite, comprometendo os tecidos de suporte dos dentes e até levando à perda dentária.
“Mesmo com uma boa escovação em casa, é impossível remover completamente o tártaro apenas com a escova. A limpeza profissional — também chamada de profilaxia — é indispensável para manter a saúde das gengivas”, explica Dra. Tayssa.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Segundo a especialista, o ideal é que a limpeza seja realizada a cada seis meses, mas esse intervalo pode variar conforme as necessidades individuais de cada paciente. Pessoas com predisposição genética, fumantes ou portadores de doenças sistêmicas como diabetes devem redobrar a atenção.
Entre os principais sinais da gengivite estão:
• Sangramento ao escovar ou passar fio dental
• Gengivas inchadas ou avermelhadas
• Mau hálito persistente
• Sensibilidade na gengiva
Prevenção é o melhor caminho
Além da profilaxia feita no consultório, Dra. Tayssa reforça a importância de hábitos diários como escovação adequada após as refeições, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista.
“Cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde como um todo. Diversos estudos já comprovaram a relação entre doenças gengivais e problemas cardiovasculares, por exemplo”, pontua.
Sobre a especialista:
Dra. Tayssa Tenorio é ortodontista, referência em saúde bucal no Pará, e atua na clínica Ortodontia N1, onde atende pacientes de todas as idades, com foco em ortodontia moderna e prevenção de doenças periodontais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar