
O Governo do Pará atingiu a marca de 25 mil certificações emitidas pelo Capacita COP30, programa de qualificação profissional voltado para a preparação da população para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém. A iniciativa oferece cursos gratuitos em áreas como turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança, consolidando-se como uma referência em formação técnica e inclusão produtiva.
Atualmente em seu 11º ciclo, iniciado em agosto com 690 novas vagas distribuídas em 23 turmas, o programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). A ação já impacta positivamente milhares de pessoas em diversos municípios paraenses, ampliando oportunidades e valorizando a mão de obra local.
Conteúdo Relacionado:
- Cadastro do Viver Belém atende mais de mil moradores em Mosqueiro
- Icoaraci: Prefeitura de Belém e governo federal anunciam nova orla
- Helder vistoria avanço das obras da Avenida Liberdade
Um dos beneficiados é o maître Jorge Castro, de 60 anos, participante do curso de Hotelaria e Meios de Hospedagem. “Na minha carreira profissional é muito importante estar atualizado sobre as tendências do mercado e adquirir novos conhecimentos, para oferecer sempre um atendimento de excelência. Esse é um curso muito bom, que nos incentiva a oferecer um serviço personalizado de alta qualidade na COP30, e aprimorar esse conhecimento para o dia a dia de trabalho”, destaca o profissional.
Segundo o titular da Sectet, Victor Dias, a capacitação oferecida vai além da preparação para o evento da ONU, deixando um legado permanente para o Estado. “A conferência é um marco importante, mas nosso compromisso vai além do evento. Queremos garantir que os paraenses estejam preparados para ocupar, com excelência, as vagas que surgem agora e, principalmente, as que permanecerão depois”, afirmou.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Conexão com o mercado
O programa também oferece uma plataforma digital para aproximar profissionais qualificados das oportunidades de trabalho. A ferramenta Profissionais COP30 permite que egressos dos cursos cadastrem seus currículos e certificações, facilitando o acesso de empresas dos setores de turismo, hotelaria, serviços e gastronomia a perfis qualificados para processos seletivos. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.profissionaiscop30.pa.gov.br.
Além das turmas presenciais, o programa mantém módulos on-line com inscrições abertas, por meio de parcerias com empresas como Coca-Cola, Cielo, Sest e Senat. Mais informações sobre os cursos disponíveis estão no site oficial: www.capacitacop30.pa.gov.br.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar