
A Prefeitura de Belém vai promover, no próximo fim de semana, uma programação especial para celebrar os 142 anos do Bosque Rodrigues Alves – Jardim Zoobotânico da Amazônia, com atividades educativas, culturais e ambientais, pensada para todas as idades e com entrada gratuita.
Desde o início do ano, o Bosque Rodrigues Alves vem passando por um processo contínuo de reformas e revitalizações, com obras intensificadas para marcar essa data tão especial. Tudo isso com o objetivo de modernizar o espaço, garantir mais acessibilidade, segurança e oferecer um ambiente ainda mais acolhedor para a comunidade.
Leia mais:
- Confira cinco dicas para melhorar a qualidade do streaming
- Ex-alunos denunciam anos de abusos cometidos por professor
O aniversário também reforça o papel do Bosque Rodrigues Alves como espaço educativo e científico, com parcerias que enriquecem a programação e promovem a conscientização ambiental. Estarão presentes na celebração a Universidades Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); a Urban Sketchers Belém (USK Belém); o Instituto Descarte Correto, bem como representantes de projetos de extensão universitária e ambientais.
O bosque
Em agosto de 1883, no contexto da Belle Époque, o Bosque foi inaugurado como um parque municipal durante o governo do intendente Antônio Lemos. O parque idealizado pelo presidente da então Província do Grão-Pará José Coelho da Gama Abreu, o Barão de Marajó, inspirado no amplo boulervard parisiense Bois de Bolongne e tornou-se símbolo da modernização de Belém à época. Situado na Avenida Almirante Barroso, o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia é um dos principais cartões-postais da Cidade das Mangueiras. Com uma área total de 15 hectares, o local é um pedaço da floresta amazônica literalmente ‘preservado’ no coração da cidade. O espaço recebe, em média, 20 mil visitantes por mês.
Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O Bosque Rodrigues Alves abriga mais de 10 mil árvores, distribuídas em mais de 300 espécies. Dos 15 hectares, mais de 80% são compostos por áreas verdes, e apenas 20% são caminhos para circulação de visitantes.
O Bosque Rodrigues Alves abriga ainda 435 animais de 29 espécies que vivem em cativeiro e outras 29 em liberdade ou semi-liberdade distribuídas na área de mata. Entre os animais estão o peixe-boi amazônico, jacaré, tartarugas, jabutis, araras, macacos, entre outros. (Com informações da Wikipedia)
Programação
30/08/2025 (sábado) – Horário: 8h às 12h
- *Apresentação da capivara “Cap30”, a nova moradora do Bosque;
- *Apresentação do Herpetário (espaço de exposição zoológica para répteis e anfíbios);
- *Conheça o novo recinto do Gavião-Gato e o novo Lago dos Cágados;
- *Trilha monitorada com alunos do projeto “Visitas Monitoradas em Parques Urbanos da Grande Belém”, com saída pelo portão principal em dois horários: 10h e 11h;
- *Apresentação da nova fauna do Bosque, exposição de sementes e de animais taxidermizados;
- *Plantio simbólico de ipê amarelo nos canteiros às 10h;
- *Vetkids – Petvet: atividade lúdica em que as crianças se “transformam” em miniveterinários;
- *Ação do Instituto Descarte Correto, com ponto de coleta de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos próximo ao portão da travessa Perebebuí, de 8h às 16h.
31/08/2025 (domingo) – Horário: 8h às 12h
- *Trilha monitorada com alunos do projeto “Visitas Monitoradas em Parques Urbanos da Grande Belém”, com saída do portão principal em dois horários: 10h e 11h;
- *Apresentação da nova fauna do Bosque, exposição de sementes e de animais taxidermizados;
- *Plantio simbólico de ipê amarelo nos canteiros às 10h;
- *Laboratório de sementes, com exposição de sementes Amazônicas e atividade de colagem com sementes para o público infantil;
- *Vetkids – Petvet: atividade lúdica em que as crianças se “transformam” em miniveterinários
- *Atividades educativas com alunos do projeto de extensão “Toxoplasmose em parque urbano”;
- *Exposição de fotos realizadas no parque nas Ruínas do Castelo;
- *Urban Sketchers Belém (USK Belém), grupo de desenhistas que fazem seus desenhos in loco, por meio da observação direta; local: Ruínas do Castelo.
A entrada nos dois dias será gratuita.
Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar