
Nesta quarta-feira (27), o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) realizou a votação para a formação da lista tríplice do Quinto Constitucional da advocacia. Após três escrutínios secretos, com voto eletrônico, os 32 membros da Corte escolheram Anete Penna (23 votos), Hugo Mercês (20 votos) e Roberta Veiga (19 votos) como os candidatos que seguiriam para a indicação final do governador Helder Barbalho, responsável pela nomeação do novo desembargador.
Com o anúncio oficial do governador ainda na tarde desta quarta-feira (27), a advogada Anete Penna de Carvalho foi nomeada para ocupar a vaga de desembargadora no TJPA. Anete, que liderou a votação entre os advogados e também teve a maior votação entre os desembargadores, faz história ao ser a primeira mulher a ser escolhida para o cargo destinado aos advogados no Tribunal de Justiça do Pará. Essa é uma conquista significativa, não só para a advogada, mas para a representatividade feminina na Justiça paraense.
Conteúdos relacionados:
- Vídeo: Mestre Damasceno retorna à terra natal no Marajó
- Senador Jader comemora atividades do novo campus da Ufopa
- PM e UFPA vão oferecer 1º doutorado em Segurança Pública do Brasil
Eleição marcada por inovação, transparência e representatividade
Anete Penna expressou a gratidão e alegria pela nomeação. "Estou muito feliz. Recebi o resultado da lista tríplice encabeçando a votação e agradeço aos desembargadores por terem respeitado a vontade da nossa classe. Os 3.173 votos que recebi dos advogados e advogadas do Pará foram respeitados hoje no Tribunal”, declarou. Com essa nomeação, a advogada não só celebra a trajetória, mas também o marco de se tornar a primeira mulher a ocupar a vaga dos advogados no TJPA.
A também advogada Roberta Veiga, que ficou na lista tríplice, destacou a importância da representatividade regional da indicação. "Estou muito grata a Deus por estar na lista tríplice. Agradeço aos colegas que votaram em mim e aos desembargadores que confirmaram meu nome. O interior está de pé, tem voz e agora tem representatividade", disse.
Hugo Mercês, o terceiro colocado na lista, também celebrou a indicação, ao destacar a importância da trajetória dele e do apoio recebido ao longo da campanha. “É uma felicidade enorme ter sido escolhido pelo Conselho, pela advocacia e pelo Tribunal de Justiça. Chegar até aqui com a força da militância orgânica das pessoas que acreditam na nossa trajetória e no nosso trabalho é motivo de muito orgulho”, comentou.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e garante que um quinto das vagas nos tribunais estaduais seja preenchido por membros da advocacia e do Ministério Público. A OAB-PA iniciou o processo seletivo com a publicação do edital e, após diversas etapas, formou a lista tríplice, que seguiu para a escolha final do governador. Agora, com a nomeação de Anete Penna, o processo chega a um desfecho histórico e representa um marco para a Justiça do Pará, com a escolha de uma mulher para um cargo tão relevante.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar