plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REABILITAÇÃO

Estado e União entregam novas unidades de saúde no Marajó

Centro de Reabilitação e Oficina Ortopédica são inaugurados em Breves com foco em ampliar o acesso ao SUS

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estado e União entregam novas unidades de saúde no Marajó camera Obras em Breves fortalecem atendimento especializado e descentralizam saúde no arquipélago do Marajó | (Carlos Tavares/Ag.Pará)

O governador do Pará, Helder Barbalho, a secretária estadual de Saúde, Ivete Vaz, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estiveram nesta quinta-feira (28) no município de Breves, no arquipélago do Marajó, para a entrega de novos equipamentos de saúde que ampliam o acesso da população a serviços especializados do SUS em áreas remotas.

Entre as entregas, destacam-se o Centro Especializado em Reabilitação (CER III) Lino Alves Rebelo, que vai oferecer tratamento para pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva, e a Oficina Ortopédica de Breves, que será responsável pela produção e manutenção de órteses, próteses e outros equipamentos auxiliares.

Conteúdo relacionado

De acordo com o Ministério da Saúde, os CERs são unidades ambulatoriais especializadas, voltadas para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência, além de fornecerem tecnologias assistivas. "Aqui vamos oferecer tratamentos de alto nível para deficiências auditivas, físicas e intelectuais", explicou o ministro Alexandre Padilha.

A radialista Deuza Alves, filha do empresário que dá nome ao centro, celebrou a homenagem e a importância do equipamento. “Isso é algo muito importante e de uma sensibilidade de todos os governantes, pois a pessoa com deficiência ficou por muito tempo escondida dentro de casa, sem ter acesso a equipamentos como esse, que trazem autonomia, a liberdade de poder ir e vir, um direito constitucional”, destacou.

Investimentos

Durante a visita, Helder Barbalho anunciou o avanço das obras do Hospital Materno Infantil de Breves, que está 72% concluído. O hospital, com investimento de R$ 19 milhões, contará com 30 leitos de internação geral, leitos de cuidados intensivos neonatais, isolamento e quartos PPPs, seguindo diretrizes da Rede Cegonha.

“Com mais essa iniciativa, vamos descentralizar o atendimento, para que uma mãe não precise se deslocar para outras regiões para ter o seu bebê, que possa ser perto das suas casas”, afirmou o governador.

Helder também destacou a construção da nova Policlínica de Breves, que ofertará 34 especialidades médicas à população local e de outros municípios da região, como Portel, Melgaço e Gurupá.

A secretária Ivete Vaz ressaltou o compromisso do Estado em cumprir os cronogramas de obras e ampliar o acesso à saúde pública. “Dedicamos recursos significativos para construir novas maternidades e modernizar as já em funcionamento. Isso promove bem-estar e desenvolvimento saudável para nossas famílias paraenses. É um investimento no presente e no futuro de nosso Estado”, afirmou.

Morador de Breves, o aposentado Celino Nunes celebrou os avanços: “O povo da nossa cidade, aos poucos, vai deixar de percorrer longas distâncias para ter atendimento especializado aqui mesmo. É um carinho com um povo que merece”.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Unidades odontológicas móveis

Após a visita ao Marajó, o ministro Alexandre Padilha entregou ao governo do Pará 43 novas Unidades Odontológicas Móveis, que serão distribuídas entre os municípios paraenses, reforçando a atenção básica em saúde bucal em áreas de difícil acesso.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias