
Uma das maiores manifestações culturais do Brasil já se aproxima e volta os olhos para a cidade de Santarém, no oeste do Pará, neste mês de setembro. Mais especificamente para Alter do Chão.
O Sairé ocorre anualmente no distrito santareno e teve a venda de ingressos aberta oficialmente nesta segunda-feira (1º). O evento será realizado de 18 a 22 de setembro com o tema "Cecuiara da Tradição", segundo informações da prefeitura local.
Leia também
- Álbum colaborativo da Unversidade de Miami une música, ciência e diversidade
- 'Carimbó na Orla' homenageia Mestre Damasceno em Salvaterra
Os ingressos para a festa tradicional têm valores que variam de R$ 30 a R$ 60 e podem ser adquiridos por diferentes canais. A organização disponibiliza tanto vendas online quanto pontos físicos para facilitar o acesso do público.
Quer receber mais notícias da agenda cultural de todo o estado? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
O site oficial da festa oferece a comodidade de compra pela internet, com limite de até dois ingressos por pessoa em cada transação.
Pontos de venda físicos
Os interessados também podem adquirir os ingressos nos seguintes locais:
Rio Tapajós Shopping e Paraíso Shopping
- Horário: das 16h às 22h;
- Limite: dois ingressos por pessoa.
Cris Doces Cafeteria (Alter do Chão)
- Funcionamento: de quarta a segunda;
- Horário: das 15h às 21h;
- Limite: dois ingressos por pessoa.
Durante os dias do evento, haverá bilheteria no Lago dos Botos, que funcionará a partir das 9h e oferece mais uma opção para quem decidir comparecer de última hora.
Camarotes exclusivos
A venda de camarotes está disponível exclusivamente por telefone, no número (93) 99189-0506. Esta modalidade oferece uma experiência diferenciada para quem busca maior conforto durante a festa.
Tema 2025: Cecuiara da Tradição
Este ano, o Sairé adota o tema "Cecuiara da Tradição", um termo de origem indígena que carrega significados profundos para a cultura local. A palavra Cecuiara representa múltiplos conceitos: nascimento, repasse, confraternização e despertar.
No contexto do Sairé, Cecuiara é o ritual de agradecimento onde acontece a transmissão de saberes e tradições ancestrais. Este momento marca a passagem de conhecimento de geração para geração, perpetuando a rica cultura borari da região.
O evento deste ano conta com três projetos artísticos principais que recebem apoio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. são eles:
"Essência Borari"
Projeto desenvolvido pelo Boto Tucuxi que celebra a identidade cultural da região e fortalece as tradições locais.
"Catraia – Encantaria do Atravessar"
Iniciativa do Boto Rosa que explora os aspectos místicos e culturais da navegação amazônica.
Rito Tradicional "Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição"
O ritual central que dá nome ao tema deste ano, focado na transmissão de conhecimentos tradicionais.
A Festa do Sairé representa um dos maiores símbolos da cultura e tradição do povo santareno. O evento preserva rituais ancestrais e promove a continuidade das tradições indígenas da região, especialmente da cultura borari.
A festa vai além do entretenimento e atua como um importante mecanismo de preservação cultural, onde os mais velhos transmitem conhecimentos aos mais novos, mantendo viva a identidade amazônica.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar