
Nas manhãs quentes da Grande Belém, a BR-316 costuma ser sinônimo de pressa e congestionamento. A manhã desta sexta-feira (5), no entanto, está sendo marcada por uma lentidão acima do normal no trecho da rodovia que passa pelo município de Marituba, devido a um protesto de moradores de um condomínio que interditaram parcialmente a rodovia.
Segundo o aplicativo Waze, no perímetro próximo ao ponto da manifestação, a velocidade média é de 11 km/h, e o tempo estimado de deslocamento é de cerca de 20 minutos. Após o local do protesto, o trânsito apresenta ligeira melhora, com velocidade média subindo para 20 km/h e o tempo de viagem caindo para 12 minutos.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Helder Barbalho visita etapa final das obras do BRT Metropolitano
- Operação combate cobrança ilegal de flanelinhas em Belém
- Mais de um milhão de famílias paraenses receberão gás gratuito
Apesar da interdição do acostamento de parte de uma das pistas de rolagem, os veículos conseguem trafegar pela pista liberada, mas o movimento causa reflexos em trechos adjacentes, aumentando a atenção dos motoristas. Policiais militares acompanham a ação para garantir a segurança no local.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
O QUE DIZ O DETRAN/PA
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran/PA) esclareceu, por meio de nota enviada ao DOL, que os controladores eletrônicos de velocidade instalados na via "autuam, exclusivamente, os condutores que utilizam o acostamento para livre circulação e que não autua os veículos que apenas cruzam o trecho para acessar ou sair do condomínio".
O texto destaca ainda que, segundo o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro, trafegar pelo acostamento constitui infração gravíssima. O órgão acrescentou que está conduzindo um estudo técnico sobre a situação e que os registros de infrações, considerados pontuais, serão devidamente analisados.
CONFIRA O TRÂNSITO EM TEMPO REAL:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar