
A paisagem da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém está prestes a mudar. Com as obras do BRT Metropolitano entrando na reta final, 90% concluídas, e previsão de operação assistida a partir de outubro, o sistema promete revolucionar o transporte coletivo entre os principais municípios do entorno da capital paraense.
Durante pronunciamento, nesta quarta-feira (10), o governador do Pará, Helder Barbalho, revelou que a cidade de Castanhal também poderá ser integrada ao sistema, mesmo estando a cerca de 67 km de Belém.
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Um estudo de viabilidade foi solicitado à Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) para analisar a extensão do BRT até o município. A ideia é que, mesmo com a distância, os passageiros possam fazer o trajeto até a capital pagando apenas uma tarifa única de R$ 4,60.
BRT Metropolitano: como vai funcionar
O projeto do BRT Metropolitano inclui 13 estações, 13 passarelas e dois terminais de integração, em Marituba e Ananindeua. Os terminais contam com uma estrutura inédita no país, com fluxos separados para embarque e desembarque, garantindo mais segurança.
Além disso, cada unidade também contará com Estação Cidadania, oferecendo serviços como emissão de documentos, orientação jurídica, ambulatórios, banheiros acessíveis, lojas e lanchonetes.
Cidades atendidas
O novo sistema já está confirmado para atender moradores de:
- Belém
- Marituba
- Ananindeua
- Benevides
- Santa Bárbara do Pará
- Santa Izabel do Pará
Frota moderna
Serão 265 novos ônibus, dos quais 40 são elétricos. Todos terão ar-condicionado, Wi-Fi e acessibilidade. O sistema também permitirá integração entre linhas — ou seja, o passageiro poderá usar mais de um ônibus com uma única passagem.
Impacto direto na vida das pessoas
Com foco em redução de custos e mais conforto para a população, o governo aposta no BRT como uma solução de longo prazo para os desafios de mobilidade da região metropolitana.
“Estamos anunciando a participação de Castanhal no sistema BRT Metropolitano, para que os moradores que necessitem se deslocar até Marituba, Ananindeua e Belém, incluindo o Ver-o-Peso, São Brás e a UFPA, estejam integrados ao sistema”, reforçou o governador.
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Se a proposta for viabilizada, Castanhal poderá se tornar a cidade mais distante do Pará a fazer parte de um sistema integrado de transporte por tarifa única, um avanço significativo na inclusão territorial e social.
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