plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
REDUÇÃO HISTÓRICA

Pará registra queda no número de alertas de desmatamento

Redução de 61% em relação ao mesmo período do ano passado evidencia avanços nas políticas ambientais e monitoramento tecnológico do estado.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará registra queda no número de alertas de desmatamento camera Menor índice de alertas de desmatamento em agosto evidencia avanços nas políticas ambientais do Pará. | Rodrigo Pinheiro/Ag.Pará

Agosto de 2025 trouxe uma boa notícia para a Amazônia: o Pará registrou o menor número de alertas de desmatamento já registrado para o mês desde 2019. Um indicador que renova a esperança na preservação da maior floresta tropical do planeta.

Segundo a análise da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), baseada em dados do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área sob alertas caiu de 192 km² em agosto de 2024 para 74 km² em 2025, uma redução de 61%. A comparação com 2020, quando os alertas somaram 824 km², mostra uma queda ainda mais expressiva: 91%.

CONTEÚDO RELACIONADO

Nos 15 municípios prioritários para fiscalização e prevenção, entre eles Altamira, Anapu, São Félix do Xingu e Itaituba, a redução média foi de 68% em relação ao mesmo mês do ano passado, com destaque para Itaituba (-87%), Altamira (-83%) e Portel (-78%), que lideraram a diminuição dos alertas.

Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

"A redução histórica em agosto mostra que o Pará está avançando com firmeza no combate ao desmatamento. É a prova de que é possível alinhar desenvolvimento econômico e preservação da floresta, dando segurança para seguir ampliando nossas ações contra a crise climática", afirmou o governador Helder Barbalho.

O secretário Raul Protazio Romão reforçou que os resultados refletem planejamento e integração de esforços. "Esse desempenho é resultado do monitoramento contínuo, da presença em campo e do uso de tecnologia. O Pará se consolida como referência em políticas ambientais voltadas à Amazônia, e reafirma seu compromisso no enfrentamento às mudanças climáticas", disse.

AVANÇOS CONCRETOS

No contexto da Amazônia Legal, o cenário também mostra avanços concretos: os alertas caíram para 319 km² em agosto, com a participação do Pará reduzindo de 37% em 2024 para 23% em 2025, demonstrando consistência na redução do desmatamento regional.

Os dados consolidam o Pará como protagonista na agenda de sustentabilidade, reforçando a efetividade das políticas ambientais do estado e o potencial de aliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico de forma estratégica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias