
O renomado Padre Júlio Lancellotti estará novamente em Belém nos dias 17 e 18 de setembro para participar da ação global Delimite (Draw the Line). O evento visa mobilizar vozes do mundo todo em defesa da justiça social e climática, combatendo a desigualdade social, a destruição ambiental e a violência. Na Amazônia, a mobilização foca na exigência do fim da exploração de petróleo e gás na região e na promoção de uma transição energética justa.
Durante sua estadia na capital paraense, Padre Lancellotti terá uma agenda intensa, que inclui presidir uma missa com pessoas em situação de rua, conceder uma coletiva de imprensa e participar de um encontro aberto ao público.
No dia 17 de setembro, às 19h, ele celebrará a missa na Igreja Matriz Santo Antônio de Lisboa. Já no dia 18 de setembro, a Embaixada dos Povos sediará a coletiva de imprensa, às 17h, seguida de um encontro aberto ao público às 18h30.
DELIMITE
A iniciativa Delimite é uma ação global que conecta mais de 250 eventos em todo o mundo, ocorrendo entre 15 e 21 de setembro. Este período coincide com a Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, e acontece seis semanas antes da COP30, que será sediada em Belém em novembro de 2025.
O movimento é descrito como uma poderosa demonstração de resistência e reivindicação por ações climáticas concretas dos líderes mundiais. No Brasil, a ação se dá em aliança com comunidades tradicionais e organizações como os pescadores artesanais da comunidade de Jubim (Ilha do Marajó), o Coletivo Pororoka, a Rede de Trabalho Amazônico, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), a 350.org, Climainfo, o Observatório do Marajó e a campanha “A Resposta Somos Nós”, que congrega o movimento indígena, comunidades ribeirinhas, quilombolas e a sociedade civil.
Quem é o Padre Júlio Lancellotti?
O Padre Júlio Lancellotti é amplamente reconhecido como um símbolo de solidariedade e por seu trabalho contínuo de apoio e defesa de pessoas em situação de rua na capital de São Paulo. Homem de fé e devoto, ele tem dedicado sua vida a grupos em situação de vulnerabilidade social, sendo uma voz ativa na luta por direitos e dignidade para essa população.
A Passagem do Padre Júlio por Belém em 2025
Esta não é a primeira vez que Padre Júlio Lancellotti visita Belém neste ano de 2025. Em março, entre os dias 24 e 25, o sacerdote esteve na cidade para uma série de compromissos.
Sua chegada, no dia 24 de março, foi calorosamente recebida por devotos no Aeroporto Internacional de Belém, que lhe entregaram presentes, incluindo uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Antes de seus compromissos, Lancellotti visitou a Basílica Santuário de Nazaré, onde, aos 76 anos, subiu de joelhos as escadarias, um gesto de fé e agradecimento por sua primeira vinda à cidade,
O principal motivo de sua visita anterior foi sua participação em um evento promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE), voltado para a capacitação de autoridades e agentes sociais sobre como lidar com a população em situação de rua.
Na visita anterior, o Padre Júlio participou de uma assembleia na Praça da Bandeira, onde ouviu as demandas e conheceu a realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ele enfatizou a importância da escuta e convivência como ferramentas essenciais para compreender a realidade desse público, elogiando a Defensoria Pública de Belém pela iniciativa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar