
Conhecida como “Cidade Modelo”, Castanhal recebeu um novo motivo de orgulho aos moradores do município que fica no nordeste paraense: o Cristo Redentor local foi oficialmente declarado Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Material e Imaterial do Pará.
O reconhecimento do histórico e principal ponto turístico da cidade veio com a aprovação do Projeto de Lei nº 76/2025, votado na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) e de autoria da deputada Paula Titan, que é nativa de Castanhal.
Conteúdo Relacionado
- Suspeita de arquitetar morte de empresário em Castanhal é presa
- Estado possui um rico patrimônio histórico e cultural
Agora, a proposta segue para sanção do governo estadual, última etapa antes de virar lei. Segundo a parlamentar, a medida valoriza a memória coletiva do município. “A aprovação do projeto representa o cuidado do nosso mandato com toda a memória e identidade do povo castanhalense, e tenho certeza de que logo mais vamos celebrar mais essa conquista para nosso município”, declarou.
O monumento, erguido na entrada da cidade pela BR-316, começou a ser construído em 1977, durante a gestão do então prefeito Almir Lima, e foi inaugurado em 1982. Com 24 metros de altura e peças pré-moldadas trazidas de São Paulo, o Cristo se consolidou como símbolo de fé e ponto turístico para milhares de visitantes.
O título concedido pela Alepa dará respaldo legal para ações de preservação, manutenção e restauração da estátua, além de abrir espaço para investimentos no turismo religioso na região nordeste do Estado.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhastApp
A deputada Paula Titan também apresentou outros projetos de reconhecimento cultural, incluindo o Círio de Macapazinho, a Diocese de Castanhal e a locomotiva “Maria Fumaça”, localizada na Praça do Estrela.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar