
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), segue com ampla aprovação popular. Em um cenário de forte presença administrativa e visibilidade nas ações do governo estadual, a avaliação positiva de sua gestão permanece alta entre os paraenses.
Pesquisa do instituto Real Time Big Data, feita entre 9 e 10 de outubro com 1.200 entrevistados, aponta que o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), conta com aprovação de 82% dos eleitores do estado — enquanto 14% o desaprovam e 4% não souberam responder. A margem de erro da sondagem é de ± 3 pontos percentuais.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
No detalhamento da avaliação pessoal:
- 57% consideram o desempenho de Helder como bom ou ótimo
- 30% o veem como regular
- 11% julgam seu governo ruim ou péssimo
- 2% não souberam ou não responderam
Esse índice expressivo de aprovação reforça o cenário de força política estadual que o governador tem apresentado recentemente.
Hana Ghassan lidera para governo
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), aparece na liderança em todos os cinco cenários testados para a disputa ao governo do estado em 2026, segundo levantamento do instituto Real Time Big Data, divulgado nesta segunda-feira (13). Os dados reforçam o nome de Hana como principal figura na corrida eleitoral para suceder Helder Barbalho.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores paraenses entre os dias 9 e 10 de outubro e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Cenário 1
No primeiro cenário, Hana Ghassan aparece com 24% das intenções de voto, à frente do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB), que tem 19%, e do deputado federal Delegado Éder Mauro (PL), com 18%.
Cenário 2
Em uma simulação com menos nomes, Hana amplia a vantagem e marca 28%, contra 26% de Daniel Santos. Rogério Barra (PL) surge com 5%.
Cenário 3
Mesmo diante de um adversário com histórico político, a vice-governadora mantém o topo. Neste cenário, Hana tem 23%, seguida de perto pelo ex-governador Simão Jatene (sem partido), com 22%, e Daniel Santos, com 19%.
Cenário 4
Com mais nomes na disputa, Hana aparece novamente em primeiro lugar, com 21% das intenções de voto. Daniel Santos soma 18%, Paulo Rocha (PT), 15%, Joaquim Passarinho (PL), 8%, Marinor Brito (PSOL), 4%, e Cleber Rabelo (PSTU), 1%.
Cenário 5
Mesmo em um embate direto com Daniel Santos, Hana se mantém na frente. Na simulação de segundo turno entre os dois líderes, a vice-governadora tem 30%, contra 26% do prefeito de Ananindeua.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar