
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA) convocou a imprensa, na manhã desta terça-feira (15), para uma coletiva destinada a esclarecer as recentes informações sobre o pagamento de médicos que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. O encontro marcado na sede da Secretaria e contará com a presença do secretário municipal de Saúde, representantes do setor jurídico da SESMA e membros do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa).
Durante a coletiva, a SESMA vai apresentar comprovantes dos repasses financeiros realizados às Organizações Sociais (OSs) que, até recentemente, eram responsáveis pela administração das UPAs. A Secretaria reafirma que cumpriu integralmente suas obrigações contratuais, e que qualquer débito trabalhista com os profissionais de saúde é de responsabilidade das entidades gestoras, cujos contratos foram firmados na gestão anterior.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- PMB nega fake news e confirma pagamento de médicos
- Prefeitura de Belém alerta para golpes de inspeção sanitária
- Metanol: Belém inicia fiscalização para prevenir intoxicação
Segundo a SESMA, a atual administração decidiu encerrar os contratos com as OSs anteriores após identificação de problemas administrativos e realizar um novo chamamento público, considerado mais transparente. Esse processo resultou na contratação de novas organizações para a gestão das unidades.
No entanto, durante o período de transição entre a antiga e a nova gestão, algumas das OSs não quitaram salários de médicos e outros profissionais, o que gerou mobilizações e questionamentos por parte da categoria e da opinião pública.
A Secretaria destaca que, em reunião realizada na tarde da última segunda-feira (14) com representantes do sindicato, foram exibidos todos os documentos comprobatórios dos repasses, como forma de garantir transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
A SESMA reafirma ainda seu compromisso com a valorização dos servidores da saúde e com a continuidade dos serviços nas UPAs, fundamentais para o atendimento de urgência e emergência em Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar