plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO ÓBOLO DE CARONTE

Prefeitura explica ação da PF sobre desvio milionário na gestão Edmilson

Prefeitura de Belém reafirma compromisso com investigações sobre contratos de saneamento na gestão passada

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Prefeitura explica ação da PF sobre desvio milionário na gestão Edmilson camera Em coletiva, a Prefeitura de Belém explicou a colaboração com a Polícia Federal na apuração de irregularidades em contratos de saneamento firmados na gestão anterior. | Paula Lourinho/Ag. Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), se manifestou nesta quinta-feira (16) sobre a operação da Polícia Federal (PF) que investiga possíveis desvios milionários em contratos de saneamento básico firmados durante a gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues. A ação está focada na administração da ex-secretária de Saneamento, Ivanise Gasparim.

Em coletiva de imprensa realizada na sede da Sezel, a atual gestão garantiu total colaboração com as autoridades no esclarecimento do caso. O secretário de Zeladoria, Cleiton Chaves, destacou que os documentos solicitados pela PF foram entregues prontamente, e que o trabalho da Polícia Federal está sendo acompanhado desde o início da operação.

Conteúdos relacionados:

“Desde o princípio, a orientação foi dar todas as informações solicitadas pela Polícia Federal. São processos de 2020 a 2024, cem por cento relacionados à antiga gestão. Chegaram aqui, pegaram toda a documentação solicitada e se dirigiram para a sede da polícia”, afirmou Chaves.

A operação investiga contratos firmados entre a gestão anterior e empresas de saneamento, com o objetivo de identificar possíveis irregularidades e desvios de recursos públicos. A atual administração, por meio da Sezel, reforçou que não há envolvimento de servidores ou contratos com a gestão atual.

“Estes servidores, como se tratava da gestão anterior, e estas empresas não têm nenhum contrato com a administração atual. Eles serão julgados pelos tribunais competentes. Já abrimos sindicância e, caso necessário, um processo administrativo será aberto, podendo resultar em demissão dos envolvidos”, complementou o secretário.

O procurador-geral adjunto da Procuradoria Geral do Município, Alex Potiguar, também participou da coletiva e informou que a prefeitura tomou conhecimento da operação somente pela manhã. Ele explicou que, embora a administração atual não tenha acesso prévio aos alvos da operação, a PF já repassou informações preliminares sobre o caso.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

“Nós tomamos conhecimento de toda essa operação apenas na manhã de hoje, não tínhamos nenhuma coincidência direta com o local, nem acesso prévio aos alvos, mas tudo está tranquilo. A Polícia Federal já nos repassou informações preliminares e está acompanhando o caso para reaver todos os valores que, eventualmente, tenham sido desviados”, disse Potiguar.

O procurador destacou ainda que a prioridade da prefeitura é garantir que os recursos desviados, caso confirmados, sejam recuperados e revertidos para benefícios à população de Belém. A investigação segue sob sigilo e novas informações deverão ser divulgadas conforme o andamento das apurações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias