
Em um cenário em que a tecnologia redefine o papel do educador, o Santander, em parceria com a plataforma de educação aberta DIO, lançou o programa Santander EducaIA, uma iniciativa voltada à formação de professores e profissionais da educação no uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). A proposta oferece 15 mil bolsas gratuitas e tem como objetivo preparar docentes para incorporar a IA no planejamento pedagógico, automatizar tarefas administrativas e personalizar a aprendizagem dos alunos.
Podem participar professores de qualquer rede de ensino, pública ou privada, mediante inscrição até 9 de novembro de 2025, no site do Santander Open Academy. Os selecionados deverão acessar o curso pela plataforma da DIO, utilizando o mesmo e-mail cadastrado na inscrição.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Escola Albanízia é totalmente reconstruída e entregue aos estudantes
- Comunicação com a população: Receita Federal visita Grupo RBA
- Pará incentiva empreendedorismo de mulheres ribeirinhas no Marajó
Com carga horária de 19 horas, o curso combina videoaulas, lives interativas, exercícios práticos e um desafio final, permitindo que os educadores apliquem o conteúdo imediatamente em suas rotinas escolares. Segundo Marcio Giannico, senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil, "Dominar técnicas de IA permite ampliar o conhecimento e fortalecer o pensamento pedagógico. Com o Santander EducaIA, os educadores poderão impulsionar o ensino por meio de ferramentas que possibilitam focar na formação dos alunos".
Quer mais notícias de capacitação profissional? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
PRÁTICAS DE IA NA EDUCAÇÃO
Durante o curso, os participantes aprenderão a utilizar ferramentas como Microsoft Copilot e ChatGPT, explorando aplicações éticas e práticas da Inteligência Artificial na educação. A proposta busca aumentar a produtividade dos docentes, facilitar o planejamento de aulas e enriquecer a experiência de aprendizagem, reforçando o papel do professor como mediador e inovador no processo educativo.
O Santander EducaIA é voltado não apenas a professores, mas também a coordenadores pedagógicos e demais profissionais da educação que desejam modernizar suas práticas e ter mais tempo para se dedicar à formação integral dos alunos.
O processo seletivo do programa seguirá até novembro de 2025, com o seguinte cronograma:
- 13 a 19 de novembro: liberação da primeira lista de aprovados;
- 21 a 23 de novembro: segunda lista de contemplados;
- 1º de dezembro: início da trilha de estudos;
- 31 de janeiro de 2026: prazo final para conclusão e certificação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar