
Para quem está planejando pegar a estrada ou aproveitar uma folga prolongada, o mês de novembro de 2025 promete ser o mais favorável do ano. Além dos eventos da COP 30, que mobilizarão a capital paraense, o calendário inclui feriados nacionais, municipais, recesso escolar e regime de trabalho remoto para servidores públicos, garantindo uma rara combinação de dias úteis mais leves e oportunidades para descanso ou até mesmo viagem.
A programação de feriados começa com destaque nacional no dia 15 de novembro, data da Proclamação da República. No entanto, em 2025, o feriado cairá em um sábado, o que frustra as expectativas de uma pausa prolongada. Pior ainda é o Dia de Finados (2 de novembro), que cairá em um domingo, inviabilizando qualquer possibilidade de emenda.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Rota do Combú é destaque em site americano de turismo
- Mais de 56 mil garrafas de chope de vinho são apreendidas no Pará
- COP 30: Belém terá feriados municipais em novembro
Em contrapartida, o grande destaque do mês será o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro (quinta-feira). A data, que também marcará o penúltimo dia da COP 30 em Belém, é considerada feriado nacional e pode gerar um fim de semana prolongado para quem conseguir folga na sexta. A expectativa é de que muitas pessoas deixem a cidade nesse período, em meio à intensa movimentação provocada pela Conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
Além dos feriados nacionais, a Prefeitura de Belém também decretou feriado municipal nos dias 6 e 7 de novembro (quinta e sexta-feira), durante a Cúpula de Líderes da COP 30, evento que antecede a conferência principal e reunirá chefes de Estado para dar início às negociações climáticas.
COP 30: trabalho remoto para servidores
Como forma de reduzir o fluxo na capital e facilitar a logística da COP 30, o mês também será marcado por mudanças no regime de trabalho dos servidores públicos.
O Governo do Pará instituiu home office de 5 a 21 de novembro para servidores lotados em Belém, Ananindeua e Marituba, com exceção dos serviços essenciais. A medida busca desafogar a cidade durante o período de eventos internacionais.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
A Prefeitura de Belém também adotou o trabalho remoto no mesmo período - 5 a 21 de novembro-, determinando que os órgãos públicos mantenham ao menos 10% do atendimento presencial para a população.
O Poder Judiciário do Pará seguiu a mesma linha e estabeleceu regime remoto para magistrados, servidores e terceirizados na capital e na Região Metropolitana, também entre os dias 5 e 21 de novembro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar